segunda-feira, 14 de setembro de 2009

TEOLOGIA DO ESPIRITO SANTO


I. BATISMO NO ESPÍRITO SANTO


1. Quando se recebe o Espírito Santos?

Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? Atos 19:2 vemos por meio de uma afirmação que é, no momento que se crê.


2. Como se recebe o Espírito Santo?

O apóstolo Paulo responde a esta pergunta na carta aos GL. 3:2; Recebeste o Espírito pela pregação, ou pelas obras da lei. Quer dizer que a pregação do Evangelho vem acompanhada do Espírito Santo.


3. O que é então o batismo com Espírito Santo?

Batismo que dizer imersão, e, portanto o que vem com a pregação do evangelho é a fé, Rm. 10:17. Portanto, batismo com o Espírito Santo é, a fé imergida pela pregação para crer em Jesus Cristo, Mt. 16:16- 17.


4. O que é nascimento do Espírito?

Segundo o apóstolo João: aquele mediante a fé, que opera crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, o qual nos torna filhos de Deus, gerados pelo evangelho, e não da carne, conforme Gl. 3:7; Jo. 1:12; I Pe. 1:3: Ef. 2:19 e I Jo. 5:1.


5. O que é promessa do Espírito?

Primeiro Deus anunciou o Evangelho a Abraão dizendo: em ti serão benditas todas as nações, isto foi à promessa: Gl. 3:8.

a. Cristo foi feito maldição, para que a benção de Abraão chegasse até aos gentios, Gl. 3:13-14.

b. A promessa do espírito é pela fé, por Jesus Cristo, Gl. 3:14.

c. Assim, sendo, a promessa do Espírito é a justificação pela fé, em Cristo, são unidos judeus e gentios, Gl. 3:22-29.

d. Assim também como a circuncisão foi selo da justiça, Rm. 4:5- 11. Assim agora a fé é o selo da justiça de Deus, ou seja, selo da redenção, Ef. 1:13.

e. Portanto a promessa esta subdividida em três, a saber: (justiça-fé) - (doação-filho) – (herança – herdeiro); isto é, através da fé nos tornamos filhos e herdeiros de Cristo.




6. A promessa é condicional?

Sim. Segundo o apóstolo Pedro em At. 2:37 – 40. Ele afirma: arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em Jesus Cristo (nome), para perdão dos pecados, e receberá o dom do Espírito Santo.

7. Os efeitos proporcionados pela promessa da Fé?

Porque a lei do Espírito de Vida, em Cristo Jesus, me livrou do pecado e da morte, Rm: 8:2. Portanto nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, Rm. 8: 1. Que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito, 8:1b.

Pela graça, mediante a fé, somos salvo, Ef. 2:8; pela vencemos o mundo I JO 5:4. Aguardamos novos céus e nova terra, II Pe. 3:13. Os frutos da promessa: amor, Deus é amor, I JO. 4:7-8; justiça, Deus é justo, I JO 2:29, Santidade, Deus é Santos, I Pe. 1:16-17.

Professor Ademil Brunholi 01/05/1984. – Email = profademil@ig.com.br







II. NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO

· Por que precisamos da sua plenitude, através da qual podemos vencer satanás, com isto, desfrutamos das experiências espirituais, pois é através do Espírito que Cristo se revela ao mundo, e opera com poder na sua igreja.

· Suas ações, como ensinar, interceder, não obstante ele raciocina, julga e compreende capaz de agir e sentir.


· Porque ele possui uma personalidade e somente em uma pessoa encontramos os fatores determinantes da personalidade. Texto de Atos 5:3.

· São as qualidades divinas que ele possui: Espírito de Deus (I Cor 3:16): Espírito de Cristo (I Pe. 1:11); Espírito de Vida (Rm. 8:2): Espírito de Adoção (8:15); Consolador (Jô 14: 6); Espírito da Graça (Heb. 10:29); Espírito de Oração (Zc. 12:10); Espírito de Verdade (Jô. 16:13 13); Espírito de glória (I Pe. 4:14- Rm. 8:18).

· Aquele que mantém uma relação especial com o Pai.
· Aquele que tem a função de glorificar o Filho.
· Aquele que proporciona vida.
· Aquele que testifica que somos filhos de Deus.
· Aquele que tem a função de consolar.
· Aquele que revela a graça salvadora de Deus.
· Aquele que intercede por nós.
· Aquele que testifica do filho, em especial testificar da verdade.
· Aquele que sofre os vitupérios, conseqüentemente resultará na gloria da redenção.
· Fogo – Vento - Água – Rio da Vida – Chuva - Pomba.
Fogo – representa a santidade. Vento – é como o sopro de Deus. Água elemento essencial á vida. Rio da Vida-para saciar a alma sedenta. Chuva – representa a suavidade. Pomba – aquele que se entristece facilmente.

· Apresenta-nos como uma pessoa, possuindo nomes, personalidade divina. (Ef. 4:30; Jô. 14:16; Rm. 8:26; At. 16:6-7; Jô 15:26).
· O titulo é Espírito de verdade, o qual tem função de testificar da verdade e o ministério de ensinar.
· Onisciência - Onipresença - Onipotência-Intelecto-Sensibilidade-Volição

III. O ESPÍRITO SANTO NO VELHO TESTAMENTO

· Há muitas vezes, setenta e uma vezes. Seu exercício era o de conceder vida. O livro que mais mencionava é Isáias. O agente da regeneração é o Espírito. O Espírito Santo contendia, insistia, pelejava com o pecador.

· O texto de Gen. 41:38: Somente o Espírito Santo. Bezaleel: Êxodo 31:1- 6; 35:30-35.

· Segundo as escrituras suas capacidades vinham do poder extraordinário do Espírito Santo. Foi por ele impulsionado e impelido pelo Espírito do Senhor (o que pode fazer um homem cheio do Espírito Santo). Porque o Espírito santo transformou-o em um outro homem, e que também lhe ungiu, I Sm. 10:6.


· Davi reconheceu que fora a unção do Espírito Santo declarando no Salmo 51:11.

· A época de expressão máxima do Espírito foi no período dos profetas. Que as profecias não foram produzidas por vontade humana, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo, II Pe. 1:21. * O profeta que predisse sobre o derramamento do Espírito Santo foi o profeta Joel 2:28 – 29.



IV. O ESPÍRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO

· No novo testamento é mais ampla devida a sua manifestação na Vida, no Ministério de Jesus e na Igreja por ele estabelecido.

· Os dois homens do Novo testamento que foram cheios do Espírito foram: Zacarias e Simeão.

· A referência do nascimento virginal, Lc. 1:26-45.

· Jesus após ser batizado por João Batista, ao sair da água, o céu se abrem e o Espírito Santo pousa sobre a cabeça de Jesus em forma corpórea. Esta era a instrução: sobre aquele a quem vires descer o Espírito Santo, este é o que batiza com o Espírito Santo.

· Os demônios fugiram, como do gadareno, a lepra desapareceu, como aqueles dez leprosos, cegos enxergaram, como Bartimeu; surdos ouviram, como o de Decápolis, a natureza como lhe obedeceu como a tempestade, as águas como que se solidificaram aos pés, como também a própria morte, como Ex. Lázaro, a filha de Jairo, e o filho da viúva.

· Esta em Atos 1:5 eram 120 discípulos, aguardando a descida do Espírito, o qual entrou como um vento veemente e todos foram cheios do Espírito Santo, começaram a falar noutras línguas conforme o Espírito lhe concedia que falasse.

· Os atos do Espírito Santo: Ação, Atuação, Operação do Espírito Santo. O Espírito Santo está presente, alias, esteve, suprindo-lhe do poder necessários. O Espírito Santo exercerá maior plenitude do seu ministério será no Milênio (mil anos). Anelar pela presença do Espírito Santo em nossas vidas, a fim de conseguirmos êxito em nossa vida e em nosso ministério, que ele possa nos envolver com sua poderosa presença. Amém. 04/07/1983.



V. O ESPÍRITO SANTO OPERANDO NO CRENTE

· A primeira operação é fazê-lo sentir a necessidade do Salvador. O Pai atrai os pecadores a si, através do Espírito Santo. Convence da justiça, do juízo e do pecado. Jô. 15:8-9; Jô. 16:8 – 10,

· Sendo convencido do pecado, justiça e juízo, o pecador precisa ser regenerado. A expressão significa: o estado do homem natural na imundície da carne, morto espiritualmente, precisando receber vida, isto é, Nascer do Espírito, tornando-o apto para viver para Deus.

· É tratado no capitulo 08 de Romanos. Os dois aspectos são: Espírito e Vida. As duas naturezas antagônicas são: morte a lei do pecado. O batizador é o próprio Senhor Jesus Cristo, e o elemento em que é imerso o Espírito Santo. A causa primária que conseqüentemente leva a morte é o homem cair no pecado.

· A maior operação do Espírito Santo no arrebatamento referente aos salvos será: Ressurreição dos mortos e Transformação dos vivos, em Corpos glorificados e gloriosos como o do Senhor Jesus.


VI. O MINISTÉRO DO ESPÍRITO SANTO

· Conforme João 14:16-17, consolador que habita no crente é o Espírito Santo.

· A missão principal do Espírito Santo, habitando em nossos corações é exaltar e glorificar Jesus como está escrito: há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.

· Segundo Jo. 16:13, denota-se uma facilidade em errar o caminho, por isso é que necessitamos de um guia, e esse guia é o Espírito Santo.

· O sentido de Jo. 14 –16, aplicado no termo Consolador, expressa: Advogado, alguém para estar ao nosso lado, confortando.

· É necessário que o cristão dê lugar, isto é, oportunidade para o Espírito Santo operar, tornando reais os privilégios e direitos de filhos de Deus.

· Na vida de oração o Espírito Santo primeiramente intercede por nós, porque nós não sabemos orar e pedir como convém.

· O aspecto especial na obra intercessora do Espírito Santo é Ele que segundo Deus intercede pelos santos. Pois estaremos orando segundo Deus.



VII. O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

· O profeta do V.T. conhecido como o profeta do pentecostes (penta – cinqüenta dias após a colheita); foi Joel.

· A profecia: porque derramarei água sobre o sedento e rios sobre a terra, Is. 44:3.

· Antes de Jesus, o profeta João predisse que Jesus batizaria com Espírito Santo e com fogo.

· A promessa de Jesus em Lc. 24, e At. 1; diz que eles seriam batizados no Espírito Santo e que receberiam poder ao vir sobre eles o Espírito Santo.

· O Espírito Santo caiu sobre eles no dia de pentecostes, pela manhã, terceira hora do dia, 2:15.

· O fato que marcou espetacularmente o dia de pentecostes foi os discípulos falarem em línguas conforme o Espírito lhes concedia que falassem.

· Segundo as palavras do apóstolo Pedro, está prometido para: vós; a vossos filhos, e a todos quantos estão longes e tantos quantos Deus nosso Senhor chamar, At. 2:39.

· O termo derramamento sugere: algo que vem de cima, em abundância, figura de chuva indicando refrigério e a benção que o Espírito proporciona.

· A diferença entre a ocasião e natureza, é que o Espírito através do novo nascimento transmite vida divina, concedendo-lhe nova natureza com a regeneração espiritual.

· Ref. Bíblicas; Jô. 13:10-11; Jô. 15:3; Lc. 10:20; Jô. 20:22; At. 8:5-12; At. 19:1-7.

· O principal propósito do Espírito Segundo At. 1:8 e 4:31-33, é o de nos tornar verdadeiras Testemunhas de Jesus Cristo, até aos confins da terra.


Professor: Ademil Antonio Brunholi. – 1983 / Email = profademil@ig.com.br



SEDE MANSO COMO A POMBA E PRUDENTE COMO A SERPENTE

“ VERDADEIRA SABEDORIA ”

Palavras Destacadas: Sabedoria – Conhecimento - Entendimento.

Conhecimento – estado de estar a par de algo, ou fatos, podendo dizer “chegou ao meu conhecimento”.

Entendimento – “capacidade de compreender, poder de formar opiniões razoáveis e, explicar as razões dos fatos”.

Sabedoria – “capacidade de fazer uso do conhecimento”.

‘Os sinais da Sabedoria’ {Prov. 1:2-3}

Aceitação do ensino – para aprender a sabedoria, e a inteligência, para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo e a equidade. (Prov. 1:2-3)

Apresentação do ensino – para dar aos simples prudência, e aos jovens conhecimento e bom siso. (Prov. 1:4)

Apreciação do ensino – ouça o sábio e cresça em prudência, e o entendido adquira habilidade para entender as palavras e enigmas dos sábios. (Prov. 1:5-7)

Introdução

· Aceitação – uma pessoa realmente sábia ou competente irá disciplinar-se de forma a poder discernir palavras de entendimento, para que possa ser prudente.

· Apresentação – tal pessoa sábia pode transmitir discrição aos jovens e inexperientes, para que eles também possam agir prudentemente.

· Apreciação – somente o vaidoso e cheio de confiança em si mesmo, se considera acima de qualquer ensinamento. “O verdadeiro sábio é pronto a aprender”.



“O Mistério da Sabedoria”

a) Jô 28:20 pergunta – Donde vem? Tiago 3:17 responde:

Mas a sabedoria que do alto vem é, primeiramente, pura, depois pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia.

b) Jô 28:21, diz que está encoberta aos olhos de todo vivente.

c) O abismo e a morte ouviram sua fama, Jô 28:22.

d) Identifica-se o sábio pelo seu bom trato as suas obras em mansidão de sabedoria. Tg. 3:13.

e) Visto como na sabedoria de Deus o mundo não conheceu a Deus pela sua sabedoria, aprouve a Deus salvar os crentes pela loucura da pregação. I Cor. 1:21

f) Mas falamos a sabedoria de Deus, oculta em mistério, a qual Deus ordenou antes dos séculos para nossa gloria. I Cor. 2:6 ( b )

g) Mas como está escrito: As coisas que os olhos não viram e os ouvidos não ouviram, e não subiram ao coração do homem, são as que Deus preparou para os que o amam. I Cor. 2:9

h) Eu próprio, meus irmãos, certo estou, a respeito de vós, que vós mesmos estais cheios de bondade, cheios de todo o conhecimento, podendo admoestar-vos uns aos outros. Rom. 15:14

i) Antes como está escrito: Aquele a quem não foi anunciado, o verão, e os que não ouviram entenderão. Rom. 1521

j) Sedes unânimes entre vós; não ambicioneis coisas altas, mas acomodai-vos às humildes; não sejais sábios em vós mesmos. Rom. 12:16

k) E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Rom.12:2

l) Ó profundidade das riquezas, tanto da sabedoria, como da ciência de Deus! Quão insondáveis são os seus juízos, e quão inescrutáveis os seus caminhos! Rom. 11:33

Professor: Ademil – Email = profademil@ig.com.br

TEOLOGIA X BIBLIA

Trindade & Único

I. Jesus – homem e sua característica;

Texto: Isáias - Homem de dores, experimentado nos trabalhos, sem beleza e formosura, não fizemos dele caso algum.

Seu nome será maravilhoso, Deus forte, príncipe da paz.

Jesus comia e bebia com os pecadores, contrario aos preceitos da lei judaica. Experimentou todo tipo de descriminação, quer seja religiosa ou econômica e até mesmo de cidade (pode vir alguma coisa boa de Nazaré, Não é este o filho de José, cujo pai é carpinteiro, quem lhe ensinou estas coisas).

Paulo escreve: Não teve por usurpação querer ser igual a Deus, mas se submeteu à vontade do Pai.
Teve paixões e desejos carnais como qualquer um de nós.

Jesus é conhecido quanto à carne. Teve fome quando foi tentado, teve sede quando pediu água a mulher samaritana


II. Jesus – se apresenta como Deus;

Na região da sombra e da morte, brilhou uma grande luz.

Será chamado Emanuel “Deus Conosco”.

Os pastores disseram, na cidade de Davi nasceu o Messias (o prometido).

Quem pode perdoar pecado senão Deus, (cura do paralítico).

Jesus acalma a tempestade, amaldiçoa a figueira, quem tem poder sobre a natureza.

Violação do sábado, ou seja, os homens respeitam mais o dia que o Senhor que o criou. (Eu criei o sábado para o homem e não o homem para o sábado). Aquele que estabeleceu as leis poderá muda-las, transforma-las ou revoga-las.

III. Jesus – se declara Deus;

No principio era o verbo, o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.
Eu sou o pão da vida – referindo-se ao maná do deserto, comido pelos hebreus.
Eu sou o caminho a verdade e a vida – ninguém vai ao Pai senão por mim.
Eu sou a ressurreição e a vida quem crer em mim ainda que esteja morto viverá.
Eu sou a luz do mundo – quem me segue não andará nas trevas.
Eu sou o Alfa e o Omega – o principio e o fim.


IV. Conclusão:

O Evangelho ou as Epistolas de João é quem conta ou expressa sua divindade.

E o verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória.

A visita dos magos, suas ofertas reconhecendo sua divindade.

A transfiguração, Jesus revela o mundo espiritual, pós-morte.

O andar sobre as águas, quem no principio andou sobre as águas.

Didimo e Felipe, como os incrédulos – Jesus responde: estou a tanto tempo convosco e não me tendes conhecido, quem me vê, vê o Pai, crede ao menos pelas obras. Isto é, o Pai que está em realizando as obras.

Paulo diz: Jesus é o mistério que esteve oculto desde a fundação do mundo.

Deus encarnado, reconciliando consigo o mundo (homem).

Pedro diz: nós somos testemunhas oculares, falando da transfiguração.

Aquele a quem todo joelho se dobrara e toda língua o confessará.

Professor: Ademil A. Brunholi 2001-11-25


2.000 Anos de Liderança


Há quase 2000 anos, bilhões de pessoas seguem os ensinamentos de Cristo. Alguns discípulos são antigos; outros, mais recentes, mas todos com o mesmo fervor.

Qual o segredo desse líder que permanece atual à medida que o tempo passa? Quais são os seus pensamentos?

Jesus reunia qualidades que o caracterizavam como um líder autêntico, ao longo de um processo gradativo. O caminho para inspirar e transmitir segurança passa pelas atitudes do dia-a-dia. Por isso, a liderança é o patamar mais próximo da auto-realização. Essa é uma tarefa cheia de perigos e escolhas difíceis, mas oferece grandes recompensas. Jesus foi um líder visionário, ousado, às vezes fragilizado, mas sempre corajoso, determinado, confiável, solidário, enérgico quando necessário, e, acima de tudo, carismático e exemplar. Enfim, ele foi à síntese do que existe de divino em ser humano.
A seguir, apresento os 10 mandamentos da Liderança segundo Jesus Cristo, baseados nas características humanas de Cristo.

1. Compreensivo

Jesus confiava e acreditava em seu grupo, oferecendo-lhe a chance de aprender com o erro.
Incentivava os discípulos a tentarem sempre de novo.
A principal lição de Jesus é que não se pode julgar os outros com severidade, porque, do mesmo modo que julgar, o individuo será julgado.
Quem não compreensivo acaba sendo objeto de incompreensão. Jesus perdoava ao constatar o arrependimento sincero pelos erros cometidos. Nunca deixava de dizer aos seus seguidores o quanto eles eram importantes e sabia adequar o tipo de reconhecimento àqueles que o estivesse merecendo. Fazia isso por ter consciência de que a maior necessidade emocional de uma pessoa é se sentir valorizada. Só é respeitado quem for capaz de desenvolver a auto-estima, fundamental para a busca do autoconhecimento.
Jesus deixou claro que mais difícil do que perdoar é conscientizar-se do erro e assumi-lo, porque isso significa reconhecer que é preciso mudar os conceitos e o modo de agir. O importante é entender o equivoco para não comete-lo de novo ou, pelo menos, não repeti-lo em iguais circunstancias. Permissão para errar é permissão para crescer.
Cabe ao líder multiplicar competências, como Jesus fez com seus discípulos ao incentivar as habilidades duráveis de tosos eles que caracterizassem um diferencial para atingir o objetivo. Para extrair esse tipo de energia especial de uma equipe, ele leva seus integrantes a compreenderem o significado ao longo prazo do que estão realizando. Ao comandar uma equipe que estava aprendendo algo totalmente novo, o fez com base no companheirismo, no bom senso e na compreensão, fortalecendo as relações humanas.




2. Inspirador

Jesus se fazia seguir e obedecer por um grupo, de forma espontânea, dedicada e motivada, em direção a um objetivo. Transmitindo confiança e segurança, empolgava os colaboradores e os empurrava para frente. Ele estimulava a vontade de vencer em todos com quem se relacionava.
Como líder autentico, encarnava as crenças e os valores do grupo a que pertencia.
Com sua atuação carismática, conseguia que o grupo atingisse as metas com maior eficiência. Tinha iniciativa de líder e atuava de maneira preventiva, antecipando e estudando as possibilidades de erro. Estava sempre atento para as necessidades de ação e mudanças, e jamais hesitou em tomar providencias que evitariam ou remediariam problemas. Jesus não esperava as coisas acontecerem; ele as fazia acontecer em função dos objetivos que perseguia.

3. Oratória

O discurso de Jesus era simples e claro, utilizando metáforas alusivas ao cotidiano de seus espectadores. O objetivo era se fazer entender por todo tipo de pessoa e levar o individuo a exercitar o raciocínio (daí o emprego das parábolas). Jesus multiplicou seu talento de orador por vários discípulos e assim espalhou sua palavra. Quando se dirigia a um grupo, sabia como eram os seus integrantes, quais os interesses deles, suas expectativas, o nível de conhecimento e compreensão. Era habilidoso em argumentos para mudar as ações, os pensamentos e as opiniões de quem o escutava.
Jesus procurou não se desviar de seus objetivos e agia como orientador, embora ele próprio enfrentasse constantes desafios, pois suas propostas baseavam-se na igualdade e no amor ao próximo, ingredientes inovadores na época. Era o entusiasmo de seus discursos que inflamava platéias imensas. Mas como era um líder agregador, utilizava como instrumento um processo de empatia e de união – nunca de submissão ou opressão. Jamais subjugou alguém; impôs sua autoridade cativando outros.
A segurança vinha de suas fortes convicções, em acreditar no que dizia e demonstra-la através de atitudes, quando proferia os sermões.

4. Conselheiro

Jesus foi um grande educador e conselheiro, repassando conhecimentos e valores, tanto teóricos quanto práticos. A educação foi prioridade numero um de Jesus. Essa preocupação se revela com clareza em seus ensinamentos: “O fazei a árvore boa e o seu fruto bom; ou fazei a arvore má e o seu fruto mau; pois que pelo fruto é que se conhece a árvore” ( Mateus 12:33). Apesar de falar com muita autoridade, Jesus insistiu com veemência na necessidade de se ter à humildade de compreender que toda pessoa tem algo a ensinar e a aprender. O ser humano está em constante aprendizado, mas a qualquer momento pode ter de exercer o papel de educador e estar preparado para isso.
Assim, podia delegar poderes, pois não conseguiria (e não queria) fazer tudo sozinho (“Os campos estão prontos para a colheita, mas os trabalhadores são poucos”). Conceder autoridade é alavancar os dons pessoais dos colaboradores, incentivando-os a crescer e a desenvolver sua capacidade crítica, tornando-os multiplicadores de idéias.
Isso é liderança autêntica.
5. Confiança

O líder tem uma visão mais ampla da realidade e assume como sua a luta pelos interesses de todos aqueles que estão sob seu comando. Há ocasiões em que até as pessoas mais próximas põem em dúvidas a sua missão. É nesses momentos que a confiança em si mesmo e nos outros e a determinação são fatores decisivos. Jesus, por exemplo, estabeleceu suas intenções, metas, táticas, ações e manteve-se fiel a elas.
Para concretizar o plano de propagar sua mensagem, procurou satisfazer três necessidades: executou as tarefas a que se propôs, ensinando e realizando curas e milagres; montou uma equipe de colaboradores e motivou-os; deu ferramentas a seus seguidores para que crescessem e desenvolvessem a autoconfiança e a iniciativa.
Esta preparação tornou-o um exímio identificador de problemas no grupo e habilitou-o a ter uma noção exata do rumo que os discípulos estavam tomando.
Ele ensinou seus discípulos a verem significado e valor no trabalho que faziam, e a sentirem-se responsáveis pelas conseqüências de seus esforços. Havia confiança mutua e, no grupo, essa reciprocidade significava que todos os envolvidos podiam expor seus pontos de vista e falar abertamente das discordâncias, sem medo de retaliação.

6. Compaixão

A vontade sincera de auxiliar alguém com um problema era uma determinação inabalável de Jesus, o que explica em parte a fama que obteve em tão pouco tempo. A admiração de um grupo pelo líder vem da sua capacidade de solucionar problemas.
Há duas qualidades básicas que explicariam o grau de fidelidade despertado por Jesus na maioria das pessoas. A primeira era a capacidade real de resolver problemas, os seus e principalmente os dos outros. A segunda era ser intuitivo ao extremo. Todo fato é precedido de sinais que alguns executivos são capazes de captar: eles pressentem um acontecimento antes de sua ocorrência. Alem desses fatores, Jesus, enquanto estimulava o crescimento de seus discípulos, desenvolvia uma auto-imagem saudável e positiva, uma atitude de vencedor.

7. Humildade

Jesus estava reunido com os discípulos e estes lhe pediram para dizer quem era o maior no reino dos céus. Jesus, consciente de sua tarefa de líder, de estabelecer objetivos e prioridades, orientar e coordenar teve uma reação diferente da que poderíamos imaginar. Como essa conversa se desenrolou depois de pelo menos três anos de convivência com os apóstolos, ele percebeu que se irritar com eles seria didaticamente inútil. Pegou uma criança no colo, deu-lhe um abraço e disse: “A menos que deis meia volta e vos torneis como criancinhas, de modo algum entrareis no reino dos céus; e todo aquele que for humilde, semelhante a esta criancinha, é o maior no reino dos céus; e todo aquele que receber uma de tais criancinhas à base do meu nome, também a mim me recebe”. Ele fez das crianças os modelos perfeitos, porque estas são naturalmente simples, puras, sem ambição e, na maioria das vezes, não estão ainda contaminadas pelo senso de hierarquia ou preconceitos.




8. Comprometimento

Jesus enfrentara inúmeros obstáculos intangíveis para transmitir a sua mensagem. Como um líder que era, não podia se permitir o desânimo; precisava manter acesa a sua crença ou, ainda que achasse uma tarefa difícil, motivar as pessoas a acreditarem nela.
A persistência de um líder pode fazer com que uma meta aparentemente impossível se torne realidade. Um dos maiores diferenciais de Jesus com relação aos demais: possuía a grandeza que só os efetivamente iluminados tem de se dedicar a ideais que talvez não sejam concretizados no espaço de suas vidas. Ele era um gerador de idéias novas. Sua grande capacidade de contagiar os outros com seus ensinamentos teve enorme efeito multiplicador, gerando uma cadeia de comprometimento com a mensagem que pretendia difundir.
Remetendo ao mundo atual, constata-se que os horizontes poderão se abrir para quem sabe o que quer, porque não há concorrência quando existe um comprometimento apaixonado. Não foi por acaso que Jesus perguntou aos seus discípulos: “Vocês podem realmente me seguir?”. O fundamental é desenvolver um espírito de liderança comprometida. Mesmo assim, alguns pequenos percalços, às vezes, não podem ser evitados. Todo líder se depara com as fragilidades de seus liderados e tem de lidar com elas.

9. Acessível

As referências aos seus milagres aparecem em profusão na Bíblia, o que comprova que era um líder acessível. “Então correu a ele uma grande multidão, trazia consigo mudos, cegos, coxos, enfermos e outros muitos: e lançaram-se aos seus pés e ele os sarou” (Mateus 15:30). Se existia algum problema por onde passava, ele dava um jeito de resolvê-lo. Ele enxergava o que os outros não conseguiam ver. Como líder que era, fazia isso porque aprendera a entender a realidade não apenas a partir de seus próprios referenciais, mas também pela perspectiva daqueles que liderava, daqueles que desejava que seguissem sua mensagem. Tinha a capacidade de olhar através da lente do seu seguidor.
Nunca foi arrogante, nem mesmo quando foi lançado ao sinédrio para julgamento. O líder deve ter o coração aberto, ser flexível e receptivo.

10. Ter fé

Os lideres surgem de maneira espontânea. Sempre existiram e irão existir. O que os caracteriza, em essência, é a crença na causa que abraçam. Essa crença, por sua vez, “contamina” outros indivíduos, que se juntam a ele na defesa dos mesmos ideais. Jesus destacou-se por promover o crescimento de outras pessoas. E, até neste caso, exige-se crença bilateral: os discípulos acreditavam no seu líder e ele acreditava na capacidade daqueles que o seguiram.
E um liderado ou discípulo, assim como seu mestre, não se torna confiável pelo que diz ou ouve dizer, mas pelo que faz. Fé não é crença sm provas, mas confiança sem reserva.
O “grande homem” não existe. Todos os homens têm limitações. O importante é cada um despertar as suas qualidades e incentivar os seus potenciais, visando ao enriquecimento do aprendizado. Vários fatores compõem a liderança, mas o fundamental é que e use sempre o bom senso para nortear qualquer decisão n vida pessoal e profissional.
Nosso maior desafio individual é conseguir compreender nossa missão existencial, ou seja, o percurso a ser trilhado ara alcançar objetivos baseados na ética, em valores positivos e nos nossos sonhos.
Sérgio Motta é autor do livro Nazaré – um aprendizado sobre liderança, percorrendo os caminhos de Jesus Cristo na terra Santa. Professor: Ademil Antonio Brunholi – 2004/11/05

ESTUDOS BIBLICOS



“Homens que falaram por Deus”


Através deste estudo bíblico você vai conhecer:

Juizes: Josué, Débora, Gideão, Samuel;

Reis: Davi, Salomão, Ezequias;

Profetas: Amós, Habacuque, Ageu, Malaquias.

Por que estudar sobre pessoas que viveram tantos séculos atrás?

É que os juizes, reis e profetas fizeram parte da historia do povo de Deus. E foi através do seu povo escolhido que o Senhor enviou o seu filho.

Conhecendo estas personalidades do Velho Testamento, nós entendemos que Deus utiliza-se de pessoas desejosas de o servirem.

Entre todos os homens que falaram por Deus, na antiguidade, destaca-se a pessoa de Jesus. Jesus Cristo foi o homem-Deus. E sendo o próprio Deus, e ao mesmo tempo homem, foi o único que deu a sua vida pela salvação do homem.
Jesus já é o seu Salvador e Senhor de sua vida?

Quem sabe Deus está querendo que você também seja um mensageiro dele ao mundo perdido?

01 – Josué, o juiz conquistador;
02 – Débora, a juíza corajosa;
03 – Gideão, o juiz valoroso;
04 – Samuel, o juiz integro;
05 – Davi, o rei que uniu a nação;
06 – Salomão, o rei construtor;
07 – Ezequias, o rei que levou o povo a Deus;
08 – Amós, o profeta da justiça social;
09 – Habacuque, o profeta da alegria;
10 – Ageu, o profeta construtor;
11 – Malaquias, o profeta duas vezes mensageiro;
12 – O maior dos mensageiros – Jesus!
13 – Deus continua falando.

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Abril 2006



Josué, o Juiz Conquistador

Texto Áureo: “Portanto, cuidai diligentemente de amar ao Senhor vosso Deus” (Josué 23:11).

Olhando os títulos das lições na segunda capa, preencha aqui os nomes dos personagens através dos quais Deus falou ao seu povo:

Juízes: __________ _________ ________ _________

Reis: __________ __________ _________ _________

Profetas: ________ ________ _________ _________

Grife esta definição:

Juízes: Pessoas chamadas por Deus a fim de julgar seu povo e libertá-lo da opressão dos inimigos.

Neste primeiro grupo de lições você ficara conhecendo a forma como Deus falou através de quatro juízes.

Nesta fase da historia do povo de Israel, nós o encontramos peregrinando pelo deserto, a caminho da terra de Canaã. Uma terra muito linda e boa que Deus havia prometido ao seu povo. Deus queria ver os seus filhos felizes, cultivando a terra, aumentando as suas famílias, crescendo e progredindo sempre. Até aqui, Moisés fora o seu líder. Com a morte de Moisés, Deus escolhe Josué um moço de grande coragem.

Para chegar a terra prometida, o povo precisava de lideres corajosos e obedientes a Deus. Sabe por quê? Muitas lutas e problemas aquela gente teria de enfrentar. Deus escolheu Josué porque era um líder corajoso, sábio e humilde bastante para obedecer as ordens de Deus.

Por certo, sabendo que ele seria o chefe e juiz de toda aquela multidão de pessoas, Josué sentiu o peso da sua responsabilidade. Ele precisava de muita sabedoria. Sozinho não lhe seria possível liderar. Josué conversou com Deus em oração e Deus conversou com Josué. Você pode ler em Josué 1:5-9 o que Deus disse a Josué. O coração de Josué foi fortalecido em Deus.

A historia da travessia do povo pelo Mar Vermelho, você já leu na Bíblia. Agora era preciso atravessar um rio. Qual o nome deste rio? .................................(Josué 1:2).

Com inteligência, Josué reuniu os lideres do povo e deu-lhes orientação. Pessoa por pessoa, até as crianças, saberiam o que fazer para atravessar o rio e conquistar a terra prometida. Haveria guerras contra povos pagãos, cidades a serem conquistadas. Todos precisavam estar preparados. Escreva aqui o que o povo prometeu a Josué.

Confiante em Deus, Josué se encheu de coragem, e conduziu o povo. Para fazer uma coisa boa, precisamente de muita coragem. Quem pode nos ajudar? _______________.

Josué sempre deixou o povo saber que Deus estava dando as ordens. Leia Josué 3:9. Na realidade, ele era apenas um instrumento nas mãos de Deus. Mais tarde, quando não podia mais lutar, ele disse ao povo: “É o Senhor vosso Deus que tem pelejado por vós” (23:3). Que homem humilde, não é mesmo?

Porque Josué obedeceu as ordens de Deus, muitas cidades foram conquistadas. Você pode dar os nomes de algumas:

6:2 ___________ 8:1 _____________ 10:32 _____________


10:34 _____________ 10:36 ____________ 10:38 ___________


Josué gostava de exercitar a sua fé em Deus. A maneira que ele usou para fazer isto foi lembrar ao povo constantemente que ele seria fiel a Deus todos os dias da sua vida.

Veja estes exemplos bíblicos:

O apóstolo Paulo exercitava a sua fé contando aos outros como Jesus o salvara dos seus pecados (Atos 22:7,8).

A serva de Naamã (II Reis 5:3) mostrou a sua fé levando o seu senhor ao profeta Eliseu.

Elias proclamou a sua fé, desafiando os 450 profetas de Baal (I Reis 18:22).

O rei Davi exercitou a sua fé arrependendo-se do seu grande pecado (Salmos 51:4).
E você? De que maneira está exercitando a sua fé em Deus? Josué foi fiel a Deus todos os dias da sua vida. Ele disse ao povo o segredo da sua vida vitoriosa: “Portanto, cuidai diligentemente de amar ao Senhor vosso Deus” (23:11).



Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – abril de 2006





“ Débora, a Juíza Corajosa ”

Texto Áureo – “Deus é o nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente na angustia” (Salmos 46:1).

Débora sentia-se feliz e abençoada por Deus. Estava tão alegre que se pôs a cantar: “Ouvi, ó reis; daí ouvidos, ó príncipes! Eu cantarei ao Senhor, salmodiarei (cantarei) ao Senhor Deus de Israel” (Juízes 5:3).

Quem foi Débora?

Leia Juízes 4:4,

Marque as respostas corretas:

( ) Profetisa

( ) Sacerdotisa

( ) Juíza

Naqueles dias o povo de Israel fazia o que era mal aos olhos do Senhor. Para salvar o povo, Deus escolheu uma juíza. Hoje nós a chamaríamos de Dra. Débora.

As leis de Deus precisavam ser relembradas pelo povo. Havia muita gente servindo a outros deuses. Usava-se o nome de Deus em vão. Mentia-se, rouba-se, adulterava-se. Débora cuidaria de aconselhar o povo, levando-o de volta aos caminhos do Senhor. Havia outro problema grave: os inimigos do povo, que também eram os inimigos de Deus. Gente pagã, incrédula, dominando os israelitas. Deviam os inimigos ser expulsos da terra.

Diariamente, ouvindo queixas do povo, Débora foi preparando o ataque aos inimigos. Quando terminou o plano, mandou chamar um homem de guerra para comandar os soldados. Descubra seu nome .................. (Juízes 4:6).

Assinale a resposta certa:

.........Débora mandou chamar o homem porque estava com medo.

........O homem de guerra queria ser o comandante.

........Deus ordenou a Débora que mandasse chamar o homem.




Baraque sabia que a presença de Débora no meio dos guerreiros seria um grande estímulo. Por isso insistiu na sua companhia. Ela ficaria orando e aconselhando os soldados enquanto esperavam a hora certa para o ataque. Corajosa mulher foi Débora. Partiu com os soldados para a luta.

Sabe o segredo de Débora?
Escreva aqui o Texto Áureo: _____________________________________

Para saber o que aconteceu depois, procure os textos indicados e complete a narrativa:

____________, chefe do exercito inimigo, soube que Baraque, líder dos hebreus, havia subido ao monte _____________ (Juízes 4:12).

Quando o exército inimigo se aproximou, Débora disse a Baraque que aquele era o dia em que o ___________ entregaria os inimigos nas suas mãos, isto é, daria a vitória a Baraque (4:14).

Baraque desceu do monte Tabor com _____ homens, e conseguiu desbaratar todo exército inimigo (4:14).

Débora e Baraque cantaram um belo cântico pela vitória alcançada. As palavras deste cântico encontram-se no capitulo 5 de Juízes.

Depois da vitória de Débora e Baraque, o povo de Deus viveu em paz por ___________.

Assinale a resposta correta:

1. O que Débora era (Juízes 4:4)
( ) Sacerdotisa ( ) Profetisa ( ) Juíza

2. Local onde Débora julgava o povo (4:5).
( ) Templo ( ) Palmeiras ( ) Sede do governo

3. Região montanhosa onde Débora vivia (4:5).
( ) Efraim ( ) Zebulom ( ) Naftali

4. Marido de Débora (4:4).
( ) Baraque ( ) Lapidote ( ) Sísera

5. Monte no qual sucedeu a batalha (4:12).
( ) Nebo ( ) Hermom ( ) Tabor

6. Chefe do exército inimigo (4:12)..
( ) Jabim ( ) Sísera ( ) Heber

Profº. Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Abril/2006




Gideão, o Juíz Valoroso

Texto Áureo – “O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei, (Salmo 27:1).

Gideão procurou um lugar bem seguro para cuidar do seu trigo. Sua família e o seu povo estavam sempre ameaçados por seus inimigos, os midianitas e amalequitas. Mal chegava a época de colher o trigo, os inimigos invadiam os campos. “Vinham em multidão, como gafanhotos” (Juízes 6:5). Por isso Gideão trabalhava às escondidas. Era preciso salvar o alimento.

Deus achou em Gideão um moço inteligente e valoroso. Ele podia ser um bom juís em Israel. Naqueles dias Deus mandava seus anjos com mensagens especiais aos homens. Enquanto Gideão trabalha, o anjo do Senhor veio à sua presença. Dizendo estas palavras: “O Senhor é contigo, ó homem valoroso”(Juízes 6:12).

Você observou que o anjo chamou Gideão de varão valoroso? Deus conhece a força de cada pessoa. Deus tem um plano para cada um de nós. Você gostou da resposta que Gideão deu ao anjo? Teria uma resposta melhor? Não acha que o coração do moço estava amargurado e sem esperança de dias melhores?

No plano de Deus, Gideão seria usado para salvar o povo. O que Deus ordenou a Gideão? Leia os textos e responda sim ou não:

1. Gideão sabia que ele tinha forças para livrar o povo ........(Juízes 6:15).

2. Deus prometeu estar ao lado de Gideão______(Juízes 6:16).

Veja que maravilha! Gideão acreditou na Palavra de Deus e começou a se animar. Deus sempre escolhe a pessoa certa. Gideão amava a Deus. Quem ama a Deus gosta de lhe ofertar alguma coisa. Escreva o que Gideão ofereceu ao anjo de Deus: ___________________________________________(Juízes 6:19). A oferta foi usada pelo anjo para uma prova do seu poder (6:21).

Gideão sentiu a santidade do lugar aonde estava e adorou a Deus. As suas forças espirituais foram renovadas. Ele estava sendo preparado para salvar p povo. Ele salvaria o povo, primeiramente da idolatria e depois dos inimigos. Deus orientou Gideão nos preparativos. Gideão gostava de provas concretas. Os homens que acompanhariam na luta contra os midianitas deveriam ser corajosos.
Leia Juízes 7:3-6, e assinale o certo:

________ Gideão aceitou todos os homens que se ofereceram.
______ Os homens que lamberam a á gua foram os escolhidos.
______ Deus aceitou só os que levaram a mão à boca.

Com estes trezentos homens, Gideão cercou o arraial dos midianitas. Você pode dizer quais foram as armas que Gideão deu aos seus homens? (7:16).

1.____________

2.____________

3____________

Ao cair da noite, cercado pelo barulho das buzinas e pelas tochas acesas, o exercito inimigo ficou confuso. Os soldados midianitas matavam-se a si mesmo. Os homens de Gideão, ficaram firmes nos seus lugares. Apavorados, fugiram os soldados midianitas. Deus livrou assim o povo de Israel uma vez mais.

Combine as duas colunas: ( ) Jerubaal

1. Outro nome de Gideão (5:32) ( ) O Senhor seja contigo ó homem valoroso!

2. Pai de Gideão (6:29) ( ) Midiã

3. Inimigo de Israel (6:14) ( ) Carne e bolos ázimos

4. Exclamação do anjo (6:12) ( ) Trombetas, cântaros vazios, tochas acessas.

5. Presente de Gideão ao anjo (6:19) ( ) Trezentos

6. Forma de Gideão escolher seus homens 7:7 ( ) Homens que lamberam a água.

7. Quantidade de homens do exército de Gidão 7:7 ( ) Jerubaal

8. Armas dos homens de Gideão (7:16) ( ) Joás


Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi - Maio de 2006.




Samuel, o Juíz Íntegro

O profeta Eli estava preocupado. Pela terceira vez, o menino Samuel o acordara. Só pode ser o Senhor querendo transmitir alguma mensagem, pensou Eli. Chamou Samuel para junto de si e disse-lhe: “Vai deitar-te, e há ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve”(I Samuel 3:9).

Samuel obedeceu. Deitou-se e esperou voltar a voz que o chamara. Ele não ficou com medo. Ele amava a Deus. Que privilegio ouvir a voz de Deus! Quando de novo seu nome foi chamado, Samuel respondeu logo: “Fala Senhor, porque o teu servo ouve!” Exatamente como Eli mandara. Muitas vezes os nossos pastores nos ensinam como podemos ouvir a voz de Deus. Mencione duas maneiras como você pode ouvir a voz de Deus através do ministério do seu pastor:

1. __________________________________________________

2. __________________________________________________

Não foi nada agradável a mensagem que Deus entregou a Samuel. Ao levantar-se, no dia seguinte, ele pensava: Como é que eu vou dizer estas coisas ao profeta Eli? Ele é tão idoso e eu um jovem principiante! Ele mesmo procurou Samuel. Queria saber de tudo. O que você acha que Samuel fez? Leia! Samuel 3:18.
Antes mesmo de nascer, a mãe de Samuel já havia dedicado a Deus. Na idade de mais ou menos 6 anos, Samuel foi levado para o templo. Leia I Samuel 2:26 e diga como Samuel crescia.





Quando a gente cresce diante do Senhor, a vida é pura e verdadeira. Em Lucas 2:52 você aprende como Jesus crescia.

Todos os dias da sua vida, Samuel serviram a Deus. Trabalhando no templo guiando o povo de Israel nos caminhos do Senhor, ele sempre foi verdadeiro.

Chegou o tempo quando Samuel não mais podia ser o juiz de Israel. Idoso cansado, pensou fazer dos seus filhos os juizes de Israel. O povo não gostou. Queria um rei, porque todas as outras nações tinham um rei. A vaidade do povo não agradou ao coração de Deus. Mesmo assim, Samuel foi orientado por Deus na escolha desse rei. Lei Samuel 9:17 e assinale o nome do moço escolhido por Samuel:

( ) Davi ( ) Saul ( ) Oséias ( ) Acabe

Não havia, entre o povo, outra pessoa capaz de servir como rei.

No dia quando o povo se reuniu para coroar o seu rei, Samuel abriu o seu coração. Deus e ele sofriam a ingratidão do povo. Israel esquecera os benefícios divinos. Desviara-se dos caminhos do Senhor. Esta gente devia saber o que estava fazendo. As conseqüências da sua escolha seriam bem duras. O povo iria sofrer muito nas mãos do rei.

Complete o verso: O povo, porém, não .................. ouvir a ................de Samuel; e disseram: Não, mas ................. sobre nós ................. (I Samuel 8:19).

Samuel entregou ao rei o governo, mas continuou sendo o fiel guia espiritual de Israel. De fato, Saul foi um rei desobediente à voz de Deus.

Samuel, na sua velhice, acompanhou o sofrimento do povo. Ele orava muito pelo povo. Antes de morrer, ungiu um novo e bom rei. Sabe o seu nome? Se não souber, leia I Samuel 16:13 para encontrar o nome e escreva-o aqui:............................ Muita gente sentiu a sua morte. Que falta ele fez como juiz integro! Alguém disse: “Não importa como o homem morre, importa como ele vive”. Você concorda?

Complete:

1. Deus falou através de Josué orientando-o na conquista da Terra ....................

2. Deus falou através de Débora, ajudando-a juntamente com Baraque, a livrar seu povo dos inimigos comandados por .................................

3. Deus falou através de Gideão dando-lhe a vitória sobre o exercito inimigo com apenas ..................................

4. Deus falou através de Samuel dando-lhe sabedoria e orientação na escolha dos dois primeiros .............. de Israel.

Que bela vida a de Samuel. Da infância à velhice dedicada a servir a Deus!

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Maio de 2006.






Davi, o Rei que uniu a Nação

Texto Áureo – “O Senhor é meu rochedo, a minha fortaleza e o meu libertador” (II Samuel 22:2).

Um dia o povo exigiu de Samuel um rei. Outros povos tinham os seus reis e o povo de Deus não queria ser diferente. Deus, através de Samuel; permitiu que tal acontecesse. Escreva aqui o nome do primeiro rei escolhido. Procure em I Samuel 9:17: ___________

Saul não foi um bom rei. Ele fez muitas coisas erradas e Deus o rejeitou. Deus então chamou Samuel e lhe deu uma ordem. Procure-a em I Samuel 16:1. Preencha os espaços: “Enche o teu _________ e vem; e enviar-te-ei a ___________, o ________________, porque dentre os seus filhos me tenho provido de um __________.” Samuel obedeceu.
Em casa de Jessé estavam sete de seus filhos. Qual deles seria o rei? O primeiro que Samuel viu foi ____________ (I Samuel 16:6). Ah! Este não! Por quê? Descubra no verso 7, na parte final, a razão: “... Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor _________________ .
O segundo a vir à presença de Samuel foi Abinadabe, e o terceiro foi Samá, e assim os outros. A nenhum daqueles Deus havia escolhido. Samuel fica sabendo que faltava o menor, que estava cuidando das ovelhas. Depressa foram chamá-lo. Era Davi, o pastorzinho. Está em I Samuel 16:12 _________________________________________ .
Era exatamente este o rei escolhido por Deus. O que fez Samuel? A resposta se encontra em I Samuel 16:13.

Davi não foi logo para o trono. Passou muito tempo para que isto acontecesse. Ele precisava aprender muitas coisas. Deus tinha um plano para Davi, embora fosse um humilde pastor de ovelhas. Deus quer usar as pessoas como são. O que importa é o valor delas.

Como você acha que Davi era? Coloque um X ao lado das palavras que apresentam as qualidades de Davi:

( ) corajoso ( ) cuidadoso ( ) responsável ( ) preguiçoso

( ) trabalhador ( ) obediente ( ) desobediente
Você acha que Davi foi corajoso? Ele lutou contra o gigante Golias, embora o rei Saul achasse isto impossível. Ele provou que era possível. Vamos descobrir como ele convenceu a Saul? Leia I Samuel 17:34-36. Sim, Davi era corajoso mesmo. Não tinha medo nem de animais ferozes como _____________________ .

Depois da vitória sobre Golias, Davi foi muito aclamado. Saul ficou com ciúmes, e passou a persegui-lo, buscando ocasião para mata-lo. Deus não permitiu que tal acontecesse.
Depois que Samuel morreu. Davi foi aclamado rei; porém Abner, capitão do exercito de Saul, escolheu outro rei. O seu nome é __sb.....s.....t.... (descubra o nome em II Samuel 2:8 e coloque as vogais).
Foram tempos de muita luta, mas vamos ver o que aconteceu: II Samuel 3:1 – “Ora, houve uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; porém _________ se fortalecia cada vez mais, enquanto a casa de _______ cada vez mais se enfraquecia”.
Deus precisava de um rei como Davi, trabalhador e corajoso. Deus queria que aquele povo fosse unido, assim aconteceu. Podemos ler em II Samuel 5:3-5. Todo o povo reconheceu de fato Davi era o seu rei.

Com quantos anos Davi começou a reinar?

Veja II Samuel 5:4, e sublinhe a resposta certa:

( ) 25 anos ( ) 30 anos ( ) 35 anos ( ) 40 anos

Quantos anos reinou?

( ) 30 anos ( ) 40 anos ( ) 50 anos

Davi, de pastor chegou a rei e transformou a sua nação numa grande nação. Ele ganhou muitas batalhas. Você sabe por quê? Procure a resposta no texto áureo, que se encontra em II Samuel 22:2. Escreva-o aqui:_____________________________________________________________________________________________________.

Davi soube confiar no Senhor e você?

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Agosto 2006






Salomão, o Rei Construtor

Texto Áureo – “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento” (Provérbio).

Vamos recordar um pouco: p primeiro rei de Israel foi ______; o segundo foi _____; e o terceiro foi Salomão, filho de Davi.

Um dia, Davi desejou construir uma casa para Deus, isto é, um templo. Deus não permitiu. Vamos descobrir por quê? Leia I Crônicas 22:7-8. Sim, você descobriu. Davi era homem de ____u e _____a (coloque as consoantes), derramou muito sangue de inimigos. Apesar disto Deus preparou um homem para edificar o templo. Você vai achar o seu nome em I Crônicas 22:9-10. Isso mesmo, Salomão, o filho de Davi, haveria de fazer a casa de Deus.

Antes de morrer, Davi resolveu ajudar naquela construção. Como? Procure em I Crônicas 22:14. Vamos fazer uma relação do material que Davi ajuntou? Você sabe escrever números grandes?

__________________talentos de ou
__________________talentos de prata e de cobre
Também preparou Davi m...deir....s e pedr...s.

Havia também homens capazes para fazer a obra. Eram os profissionais em muitas coisas. Grife os nomes dos “peritos em toda espécie de obra”: cortadores – pedreiros – carpinteiros – canteiros – artífices em obras de pedra e madeira, etc. I (Crônicas 22:15).

Davi encorajou Salomão com palavras muito bonitas. Você as encontra em I Crônicas 22:16, no final do versículo: “Levanta-te, pois, mãos à Obra! E o Senhor seja contigo”. Todas as ficaram animadas com a idéia da construção. Vamos ver o que elas deram? Está em I Crônicas 29:7-8:

5.000________; 10.000 dracmas de _________:

10.0000 talentos de _______ 18.000 talentos de ________;

100.000 talentos de _____; e também ______ preciosas.


Depois que Davi morreu, Salomão foi aclamado rei. Deus apareceu a Salomão e disse-lhe: “Pede o que queres que eu te dê” (II Crônicas 1:7). O que foi que Salomão pediu? Vamos descobrir em II Crônicas 1:10. Descobriu? Escreva aqui, completando com as vogais: “Dá-me, pois agora S....b....d...r....... e c...nh....c...m....nt..., para que possa sair e entrar perante este povo”.

Será que Deus atendeu? Vamos achar a resposta em Crônicas 1:12. Além de sabedoria e conhecimento, Deus deu a Salomão ________________ .

Salomão, logo depois de ser ungido rei, começou a grande obra do templo. Até o rei de uma outra nação forneceu madeira para a construção. Qual era o tipo de madeiras? Veja em II Crônicas 2:3. Era __________>

Como veio esta madeira? Em II Crônicas 2:16 você vai ficar sabendo. Veio em j...ng...d... (coloque as voguais).

Em que lugar o templo foi construído? Veja em II Crônicas 3:1 – em J...r...s...l...m, no monte M...r..... .

Salomão queria o melhor materiaL para o templo. Você sabe porquê? Vamos escrever este versículo: II Crônicas 2:5.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Salomão teve o privilégio de ser o rei construtor do grande templo de Jerusalém. No dia da inauguração, houve uma grande festa e Salomão se colocou diante do templo e fez perante o povo uma linda oração de dedicação daquela obra ao Senhor. Esta oração está em II Crônicas 6:12-42.

Exercício
1 Destaque a madeira que veio de Tiro para a construção do templo.
2. Descubra embarcação que transportou a madeira.



Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunlholi/ Agosto 2006





Ezequias, o Rei que levou o povo a Deus

Texto Áureo – “Porque o Senhor vosso Deus é clemente e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se voltardes para ele” (II Crônicas 30:9).

Muitos reis sucederam a Salomão no reinado do povo de Israel. A maioria deles não obedeceu a Deus. A Bíblia tem uma frase que se repete várias vezes com referencia a tais reis: “E fez o que era mau aos olhos do Senhor”. Não aconteceu assim com Ezequias.

Ezequias era bem jovem quando começou a reinar. Abra a sua Bíblia em II Crônicas 29:1 e descubra quantos anos Ezequias tinha quando começou a reinar. Ele tinha _____ anos. Reinou ___ anos. No verso seguinte, há uma referencia muito boa acerca deste rei: “E fez o que era _____ aos olhos do ______”. Ele foi um rei muito zeloso das coisas divinas.

O povo tinha se esquecido de Deus. A casa de Deus estava abandonada. Vamos descobrir o que Ezequias fez logo no primeiro ano do seu reinado. Você vai encontrar em II Crônicas 29:3. Escreva aqui:_________________________________________________________________________________________________________ .

Sim, Ezequias não queria que a casa de Deus continuasse abandonada, e cheia de imundícias. Era preciso pufificar o templo. Convocou os lideres religiosos daquele tempo, os s..c..rd...t...s (II Crônicas 29:4). Qual foi a ordem que eles receberam? Vamos completa-la? “Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora; e santificai a ___________________________ Deus de bozos pais, e tirai do __________________ (II Crónicas 29:5).

Ezequias mostrou como o povo estava longe de Deus. Quanta coisa triste o povo fez! Vamos ler II Crônicas 29:6-6 e enumerar as coisas erradas que aquelas pessoas faziam:
1. Transgrediram e fizeram o que era _______________________;
2. Deixaram-no e desviaram os seus _______ a ____do ________;
3. Também fecharam as _____________do alpendre;
4. Voltaram-lhe as ____________________;
5. Apagaram as ____________________;
6. Não queimaram _______ nem ofereceram _________ no santo lugar ao Deus de Israel.
Em II Crônicas 29:10, o rei revela um grande propósito que lhe veio ao coração. O que foi? Um pacto com o Senhor Deus. Você sabe o que é um pacto? É um acordo, um compromisso. Será que o rei conseguiu o que queria? Vamos ler juntos II Crônicas 29:16.

Depois de tudo pronto houve uma grande festa. O rei restabeleceu o culto a Deus. Podemos escrever aqui um versículo muito importante: II Crônicas 29:2..........................................................................................................................................__________________________________________________________

O povo trouxe animais para o sacrifício, como era costume antes da vinda de Jesus. Por que era assim? No fim de II Crônicas 29:24, nós podemos ler: “Porque o rei tinha ordenado que se fizesse aquele holocausto e aquela oferta pelo _____________________ por todo povo de Israel.

O rei Ezequias convocou os músicos para o culto. Procure II Crônicas 29:25-26 e grife os instrumentos usados: piano – címbalos – bandolim – alaúdes – guitarra – harpas – trombetas. Foi um culto muito bonito. A banda tocava e o povo cantava. E o que fazia a congregação? Em II Crônicas 29:28 vemos: “Então toda a congregação adorava e os cantores cantavam e os trombeteiros tocavam”. Havia muita alegria.

Para cada palavra, desenhe um rosto sorridente, mais ou menos assim:



“E Ezequias regozijou-se e com ele todo o povo” (II Crônicas 29:36).

Porque essa alegria? Escreva aqui _____________________________

Nos somos sempre felizes quando procuramos honrar o nosso Deus.

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Agosto - 2006







Amós, o Profeta da Justiça Social

Texto Áureo – “Corra, porém, a justiça como as águas, e a retidão como o ribeiro perene” (Amós 5:24).

Você é corajoso? Talvez você nunca tenha oportunidade de ser herói, mas há muitos tipos de coragem. Você tem coragem de falar por Deus? Hoje vamos estudar a vida de um homem que fazia exatamente isso. Leia Anos 1:1 e Amós 7:14. Ponha um círculo ao redor dos objetos que Amós poderia ter usado em seu trabalho.

Em Amós 7:14 ache as palavras certas para preencher as lacu nas: “Eu não sou PROFETA, nem filho de __________, mas ______, e cultivador de _____________” (um tipo de árvore).

Certa ocasião Amós foi vender lã na cidade de Samaria, a capital do reino do Norte de Israel. Samaria era uma cidade grande. Amós viu muitas coisas lá - uma coisa foram as casas dos ricos. Leia Amós 3:15, para descobrir o tipo de casas que os ricos tinham.

Leia Amós 6:1 e Amós 6:4-5, para descobrir o tipo de vida que os tricôs em Samaria tinham. Risque as resposta erradas:

Vida dura comida boa repouso cama ruim musica bonita vida folgada muito trabalho vida segura dormiam em cama de marfim

Amós também viu os pobres>leia Amós 5:11, para ver como os ricos tratavam os pobres. “Portanto, visto que ___________ o pobre, e dele exige um TRIBUTO de trigo...”

Os ricos vendiam o trigo aos pobres. Leia em Amós 8:5 o tipo de balanças que eles usavam: balanças ______________________ .

Os ricos vendiam trigo puro e bom para os pobres? Amós 8:6 diz: .....................”vendemos o __________________ do trigo”.





Amós viu toda esta desonestidade. Ele viu as crianças famintas e os vendedores roubando o dinheiro dos fregueses. Amós viu também que os juízes eram desonestos, Ele viu como os pobres sofriam. Amós ficou triste e quis lutar contra esta justiça. Então Deus falou com Amós. Leia Amós 7:15. Que disse Deus que Amós ia fazer? Ponha as letras na ordem certa, para achar a resposta:

ZERPOFTIRA - ___________________________

Deus só chama pessoas de alta posição? Sim _______ Não _____ Amós era um simples pastor, mas Deus o chamou para fazer um trabalho.

Amós começou a pregar nas ruas de Samaria. Leia Amós 3:1-2, para descobrir a mensagem que ele pregou contra Israel. Que ia acontecer? Deus disse, através do profeta: “Eu vos punirei por todas as vossas iniqüidades”. (v.2).

Amós pregava sobre o castigo que Deus ia mandar. Acha que todo mundo gostava de ouvir as pregações de Amós? Não! De jeito nenhum! Amazias o sacerdote de Betel, era uma das pessoas que não gostavam de ouvir as coisas que Amós estava dizendo. Leia Amós 7:10-16, para descobrir quem disse as seguintes palavras e a quem disse, combine a primeira com a segunda coluna:

1. Amazias disse ao Rei Jeroboão ( ) “Vai-te, ó vidente, foge para a terra de
Judá, e ali come o pãp, e ali profetiza”.

2. Amós disse ( ) “Jeroboão morrerá a espada”.

3. Amazias disse a Amós ( ) “Amós tem conspirado contra ti”.

4. Amós disse a Amazias ( ) “Eu não sou profeta, nem filho de de profeta, boiadeiro e cultivador de sicômoros”.

5. O Senhor disse a Amós ( ) “Vai, profetiza ao meu povo Israel”.

Depois de profetizar o castigo que Deus ia mandar, o rei mandou Amós não profetizar mais. Ele tinha que parar de pregar. Então o que ele faria? O Livro de Amós que você encontra no Velho Testamento foi a resposta. Não podendo pregar mais, Amós escreveu a mensagem que Deus lhe tinha dado. Depois de uns anos, o livro que foi incluído no 17 livros de profecia do Velho Testamento.

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Agosto - 2006






Habacuque, o Profeta da Alegria

Texto Áureo – “Eu me alegrei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação” (Habacuque 3:18).

O povo de Judá estava com medo. Haviam chegado noticias más de Samária. Por três anos os assírios cercaram Samaria. Por três anos ninguém pode entrar ou sair da cidade. Por três anos os fazendeiros não puderam levar trigo a cidade para que as mulheres pudessem fazer o pão. Por três anos o povo esperou um milagre, mas nenhum milagre aconteceu. Os samaritanos ficaram desesperados, e por fim se entregaram aos inimigos.

Agora, só restava o povo de \Judá no reino hebreu. Israel foi conquistado e o povo de Judá estava pensando: “Será que isto pode acontecer conosco também?”. E o povo de Judá estava com muito medo.

Cem anos se passaram. Deus disse que estava preparando um povo forte para conquistar muitas terras. Como se chamava este povo? Os (dicaues).

Leia os versículos que seguem, Habacuque 1:6-9 e 1:6-10, para descobrir palavras que descrevem os caldeus. Riscar as palavras que não descrevem este povo:

horrível
forte
violento

feroz
sorridente
impetuoso

apressado
terrível
fraco

espantoso amigo
bondoso gentil
bravo bom
Habacuque não pode entender. Em sua mente surgiu uma pergunta. Em Habacuque 1:13 achamos a pergunta que Habacuque fez a Deus:

“..Porque te calas enquanto o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” Habacuque estava querendo dizer:

“Israel pecou, mas os seus inimigos, os caldeus, eram muito piores. Então por que Deus permite os piores vencer o povo de Israel, que não era tão ruim?”.

Leia Habacuque 1:2-3. Quais as duas frases que começam estes dois versículos?

_____________________________ Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?”

___________________________ me fazes ver a iniqüidade, e a opressão?”.

Por que razão, Deus? Por quê? Foi a pergunta de Habacuque.

Habacuque queria uma resposta, e Deus lhe deu. Leia o capitulo 2, versículo 4. Há aqui um contraste entre o homem mau e o homem bom. Indicar com setas o lado a que pertencem:
justo
mau
homem pecado homem
amor
felicidade
bom roubos mau
paciência
retidão

injustiça
deformação da alma
maldade
malicia

Habacuque compreendeu que a maldade é como uma doença terrível. Um dia essa “doença” destrói o homem. Mas o homem reto e justo possui uma virtude que ninguém pode roubar. Leia Habacuque 2:4. “Mas o justo pela sua fé viverá”. O justo tem fé em Deus. Habacuque de certo pensou: “O homem mau pode ganhar por algum tempo, mas no fim ele vai perder. O homem reto pode perder por algum tempo, mas no fim ele vai ganhar”.

Leia Habacuque 3:17-19. Quais as seis coisas más que Habacuque imaginava? Hab. 3:17.

1. A figueira não _____________________________________
2. Nem haja ___________________________ nas vides.
3. O produto da ____________________________ falhe.
4. E os campos não produzam _______________________________ .
5. O _________________ seja exterminado da malhada.
6. E os currais não haja _______________________________ .

Mesmo assim, a atitude de Habacuque era de fé, esperança e felicidade. Procure o texto áureo no quadro abaixo, e terá prova da atitude deste profeta que falou por Deus.

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Agosto - 2006.




Ageu, o Profeta Construtor

Texto Áureo – “Esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco” (Ageu 2:4).

1. Por 400 anos os judeus só tinham uma tenda para cultuar a Deus.

2. O grande rei Davi quis construir um templo, mas Deus não permitiu, pois Davi era guerreiro.

3. foi o filho de Davi, Salomão, quem construiu o templo, com enfeites de ouro.

4. 586 anos antes do nascimento de Jesus, o templo foi destruído pelos babilônios. Eles roubaram os objetos de ouro e levaram o povo como escravo.

5. 70 anos depois, o povo voltou de Babilônia e achou o templo em ruínas.

6. Poucos anos depois da volta do povo, Ageu achou o templo ainda em ruínas e começou a pregar.

Vamos descobrir a situação que Ageu achou. Leia Ageu 1:2. Quais foram as palavras que o povo estava dizendo sobre a reconstrução do templo?

“Não veio ainda o ________________ o tempo de se ____________ casa do Senhor”.

Leia Ageu 1:4. O povo tinha construído umas coisas mas deixou de construir outras. Quais estas coisas? Eles construíram __________________ próprias.

Eles deixaram de construir a C A S A de Deus....





Deus podia abençoar o povo enquanto a situação era assim? Não ( ) Sim ( ).

Como foi que Deus não estava abençoando o povo? Leia Ageu 1:3-7. Deus disse: (v. 6)
· Semeais muito e recolheis __________________
· Comeis, mas não vos _______________________
· Bebeis, mas não vos _______________________
· Vesti-vos, mas ninguém se _________________
· O que recebe salário, recebe-o para pôr num ________________.

Deus não estava abençoando o povo, porque não gostou de ver todos com casas bonitas, e ele não tendo nada melhor do que as ruínas.
Como foi que Deus disse que o povo podia agrada-lo?
Leia o versículo 8. Escolha a resposta certa:
( ) Oferecer mais sacrifícios;
( ) Edificar a casa de Deus;
( ) Ser bom e fiel;
( ) Servir outros deuses.

Ageu 1:1-8 é a pregação que o profeta fez para o povo. Muitas vezez, quando um pastor fala, ninguém escuta. Mas quando Ageu pregou, alguma coisa aconteceu. Veja Ageu 1:1-15. Quando a mensagem de Deus tocou nos corações, “eles vieram, e começaram a trabalhar na casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus”. Depois de ouvir o sermão de Ageu, levou só 24 dias para o povo começar a trabalhar.

Não foi fácil construir o templo. O povo quis parar várias vezes, mas o profeta Ageu sempre estava perto para pregar, dar conselhos e encorajar. Você acha que aquele povo terminou o seu trabalho? Leia Esdras 6:14-17.
Notar os verbos nestes versos:
Edificando (quer dizer _____________________)
Prosperando ( quer dizer ___________________)
Edificaram ( quer dizer ____________________)
Acabaram ( quer dizer ____________________)
Fizeram a dedicação (quer dizer ______________).

Este foi o resultado das pregações de Ageu – um homem que falou por Deus.

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Agosto 2006.







Malaquias, o Profeta duas vezes Mensageiro

Texto Áureo – “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza; nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria” (II Cor. 9:7).

Malaquias! O que é que você pensa quando ouve este nome? Sim, é o nome do último livro do Velho Testamento. Mas você sabe alguma coisa sobre o homem que escreveu o livro? O nome Malaquias quer dizer “Meu Mensageiro”. Malaquias era um mensageiro de Deus. Ele pregou a mensagem que Deus lhe deu. Mensageiro não apenas no nome, mas também em ações. Duas vezes mensageiro!

Escolha um colega e dramatize com ele a conversa abaixo, que é um diálogo imaginário de dois homens na época de Malaquias.

Um Dia Antes da Festa no Templo

Primeiro homem: Os sacerdotes estão esperando uma grande oferta para amanhã. Eles estão preparando o altar para oferece-la a Deus.

Segundo homem: Então eles vão esperar à toa. Eu não tenho nada para oferecer. E como ter? A seca matou minha colheita! Nem uvas tenho para dar.

Primeiro homem: O profeta disse que se nós construíssemos o templo, tudo melhoraria.

Segundo homem: Melhoraria, nada. Tudo piorou. Nós fomos tolos em pensar que Deus cuidaria de nós. Ele nem liga.

Primeiro homem: É verdade. Deus não se importa com os nossos problemas. Por que nós devemos nos sacrificar para dar uma oferta a ele?

Segundo homem: Bem, temos que levar uma oferta, qualquer que seja. Mas não temos que oferecer o melhor. Eu tenho um boi doente. Vou leva-lo como minha oferta.

Primeiro homem: E eu tenho umas ovelhas aleijadas. Acho que posso oferecer aquelas.
Certamente o profeta Malaquias ouviu conversas iguais a esta. Examine mais uma vez a conversa dos dois homens. Você pode achar as coisas erradas? Grife as sentenças que contêm erros. (por exemplo: Deus não se importa com os nossos problemas).

Leia Malaquias 1:7-8. Qual o tipo de sacrifício que era aceitável a Deus? Qual sacrifício o agradava?

animal cego
animal enfermo
animal perfeito
boi doente
pão imundo
ovelha aleijada
pão abençoado e dedicado ao Senhor
pão imundo, significa pão não dedicado especialmente ao Senhor.

Leia Malaquias 3:8-10. Como Malaquias disse que os homens roubaram a Deus? (v. 8) “Em que te roubamos? Nos _________e nas _________alçadas”.

A Bíblia tem muito a dizer sobre as ofertas e a atitude da pessoa que as dá. Veja se você pode colocar em ordem estes versos bíblicos.

usar sua Bíblia se necessário.

holocaustos não oferecerei meu Senhor Deus custem me que não nada (II Sam. 24:24).
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................

qual cada puder conforme oferecerá lhe a benção conforme Senhor o que Deus houver teu (Deut. 16:17).
......................................................................................................................................................................................................................................................................................

alegria com dá que ao ama Deus porque constrangimento por nem tristeza com não coração seu no propôs segundo contribua um cada (II Cor. 9:7).
......................................................................................................................................................................................................................................................................................

“Malaquias” quer dizer:
___________ inteligente
___________profeta
___________meu mensageiro
___________resposta de Deus

O profeta é um ______________ de Deus.

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Setembro 2006.






“O Maior dos Mensageiros – Jesus”

Texto Áureo – “Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer” (João 17:4).

No passado muito distante Deus falou ao seu povo através de juízes, de reis e de profetas. Recordemos um pouco. Assinale a alternativa correta:

Quando o Senhor quis conquistar a Terra Prometida chamou:
( ) Josué ( ) Davi ( ) Malaquias
Para livrar seu povo da opressão dos inimigos, Deus chamou:
( ) Débora ( ) Gideão ( ) Salomão
3. Para unificar a nação, tornando-a um só reino, Deus chamou:
( ) Amós ( ) Davi ( ) Habacuque
E quando o Senhor quis que o velho templo fosse reedificado, chamou:
( ) Samuel ( ) Ezequias ( ) Ageu

Deus chamou as pessoas no momento exato, a fim de realizar o seu plano. Essas pessoas foram leais ao Senhor. Cumpriram sua vontade e foram verdadeiros porta-vozes do Pai Altíssimo.

Houve porém uma pessoa, entre os porta-vozes de Deus do passado, que mais se destacou. O mais perfeito mensageiro! Jesus! Quando Deus precisou que a mensagem mais importante fosse enviada ao mundo, o Senhor não encontrou outra pessoa para o fazer, mas sim seu próprio Filho.

Jesus chegou ao mundo no tempo que o Senhor achou melhor. Andou pelas aldeias e cidades do seu país ensinando, pregando e curando. O tema de suas mensagens, você deve lembrar: “O REINO DE DEUS”.
Sim o reino de Deus havia chegado. Mas o que significa mesmo a expressão “reino de Deus”? Pense bem antes de assinalar a alternativa correta:
( ) Um governo que iria dominar politicamente todas as nações;
( ) Um governo dirigido por sacerdotes;
( ) O domínio de Deus nos corações dos homens.

Jesus, o maior dos mensageiros de Deus, trouxe a mensagem do amor e perdão de Deus; trouxe a vitoriosa mensagem de salvação eterna para todo aquele que a deseja; trouxe a esperança de um mundo melhor com Deus.


É muito interessante a forma como a Bíblia se refere à pessoa de Jesus. Veja cada texto numerado abaixo. À medida que for encontrando a expressão, na sua própria Bíblia, grife-a (Somente a palavra exata, e não o versículo todo).
escreva os textos correspondentes no exercício abaixo:

Mateus 1:21

João 1:29

João 6:35
João 8:12

João 10:9

João 10:11
João 11:25

João 13:13

João 14:6

João 15:1

Apocalipse 17:14


Apocalipse 22:13

Apocalipse 22:16

Deus falou através dos seus servos do passado nos momentos de grande necessidade para seu povo, sua nação. Enviou seu próprio Filho com a mensagem de maior alegria para a humanidade – a certeza do perdão dos pecados e a vida eterna em Deus.

Você já aceitou a palavra de Jesus como mensagem salvadora? Se ainda não, chegou o momento. Receba e aceite em seu coração o mensageiro perfeito de Deus, o maior mensageiro de todos os tempos – Jesus!

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Setembro 2006






“DEUS QUER FALAR ATRAVÉS DE NOSSAS VIDAS”

Texto áureo – “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (João 17:18).

Existe uma lenda que diz que quando Jesus voltou para o céu, após a ascensão, os anjos o rodearam e perguntaram-lhe como ele esperava que o seu trabalho continuasse na terra. Jesus respondeu dizendo que o único plano que ele tinha era de seus seguidores continuarem a obra.

Uma lenda é uma história inventada por alguém. Ninguém sabe se isto aconteceu quando Jesus voltou ao céu. Mas a verdade é que a lenda acima contém uma verdade muito importante. Examine nosso texto áureo.

“Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (João 17:18).

Circule as palavras “eu os enviei”. O que significa? Justamente isto, que Jesus também enviou seus discípulos para continuarem a sua obra como mensageiros de Deus.

Deus continua falando em nossos dias. No passado ele falou através de juízes, reis, profetas, dos discípulos e apóstolos. No presente ele fala através da sua palavra, a Bíblia impressa; fala através do Espírito Santo no coração dos que crêem, de servos leais do Senhor, fala de muitas formas, até nos acontecimentos mundiais. Quando você vê o mundo, tanta guerra e tanta infelicidade, deve lembrar que a Bíblia diz que estas coisas iriam acontecer, antes da vinda de Jesus, no final dos tempos. É como um aviso do Senhor.

Nos tempos modernos Deus tem falado também através de servos dedicados. Missionários que foram para todos os continentes do mundo, não atraídos pelo ouro, ou outras riquezas, mas pelo valor eterno das almas necessitadas de Deus. Valorosos servos do Senhor que deixaram Deus falar através de suas vidas!

Deus quer falar através de sua vida. Talvez você venha a ter uma missão tão importante como aqueles servos do passado; talvez ele queira alguma coisa mais simples de sua vida. O importante é que você esteja pronto a ouvir a voz do Senhor em seu coração, que tenha a vontade de ouvi-la.
Recordemos o estudo do trimestre:

1. Coloque nos locais corretos os nomes dos homens que falaram por Deus estudados :

Juízes ____________________________________________

Profetas ____________________________________________________________

Reis ________________________________________________








2. Agora, o maior, o melhor dos mensageiros:
Quadro de honra

_____________________






3. As pessoas e suas mensagens; coloque o nome entre os parenteses:

a. Trabalhou para o Senhor na conquista da Terra Prometida ( )
b. O maior, melhor e mais importante dos mensageiros ( ).
c. O rei que uniu a nação ( ).
d. O profeta que reedificou o templo ( ).
e. O último e mais integro dos juízes ( ).
f. O rei que construiu o grande templo ( ).
g. A juíza que ajudou na libertação do seu povo ( ).
h. O rei que levou seu povo a Deus quando se distanciou do Senhor ( ).
i. O profeta alegre mesmo nas dificuldades ( ).
j. O profeta da justiça social ( ).
k. Juiz que livrou seu povo com apenas 300 homens ( ).
l. Profeta que chamou seu povo à honestidade ( ).

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Setembro 2006.







Como está o seu CB? (Conhecimento Bíblico)

A vida de Jesus

Vamos recordar um pouco? Relacione as informações abaixo:

Primeira pessoa a ver Jesus após a ressurreição ( )
Tentação de Jesus ( )
Parábola de Jesus ( )
Discípulos filhos de Jonas ( )
Ato de voltar à vida após a morte ( )
Precursor de Jesus ( )
Ensino, pregação, curas ( )
Batismo ( )
Discípulos apelidados de Boanerges ( )
Tema das pregações de Jesus ( )
Última semana de Jesus no mundo ( )
Volta de Jesus ao céu ( )











1. .João Batista
2. Deserto de Judá
3. Betânia de Além-Jordão
4. Ministério
5. O semeador
6. O Reino de Deus
7. João e Tiago
8. Ceia do Senhor
9. Maria Madalena
10. Pedro e André
11. Ressurreição
12. Ascensão
Amigos de Jesus

Circunde os nomes das pessoas que tiveram algum relacionamento direto com Jesus:

Timóteo - Nicodemos - Lucas - Jairo - Zaqueu - Tito - Lázaro - João Batista - Joana - João Marcos - Dorcas - Ana - Marta - Levi - José de Arimatéia - Simão - Susana - Silas

Separe as palavras para encontrar um importante mandamento de Jesus:

“QUEVOSAMEISUNSAOSOUTROS,ASSIMCOMOEUVOSAMEI”



Professor/Pedagogo:Ademil Antonio Brunholi – Setembro 2006





Idolatria


- O que é idolatria?

Dicionário da Língua Portuguesa – A. B. O. – Prestar cultos a ídolos.

- O que diz a Lei de Deus sobre a idolatria?

Êxodo cap. 20:1-2 diz: Não terás outros deuses, porque eu sou o Senhor teu Deus. Não farás imagens de esculturas do que está no céu, na terra, embaixo da terra, não te encurvaras, não adoraras, nem prestaras cultos a elas, etc.

- Como Deus qualifica o idolatra conforme a Bíblia?

Semelhantes a eles se tornarão os que fazem, bem como todos os que neles confiam. Sl. 114:15 – Is. 44:6-20. Não sabem nem entendem, seus olhos estão fechados, seu coração se apascenta de cinza, não sabendo que fez uma abominação.

- Como Deus vê a idolatria e os idolatras?

Deus vê como “abominação”:
a) passar o filho pelo fogo;
b) adivinhador, agoureiros, feiticeiros, encantador, consultador de espíritos, ou espíritos familiar, consultador de espíritos de mortos. Deut. 18:9-14.
O Senhor não permitiu tal coisa, recomendou fugir da idolatria. I Cor 10:6-22; Apoc. 18:4.
A união com Cristo leva a separação e abandono da idolatria. Col. 3:1-11.
Ficarão de fora do reino de Deus os idolatras. Apoc. 22:15, 21:8.

São Paulo, São Paulo! És a maior capital do mundo. Vejo nas suas próprias canções as palavras do Apostolo Pedro cap. 2:17, Ex. Eu sou nuvem passageira que com o vento se vai (Belchior).
Mas estes como animais irracionais que segue a Natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção. A alegria escaldante, as luzes ofuscantes, traz a si, a motivação da desnutrição moral e espiritual, segundo os deleites das suas natureza nas vozes musicais das discotecas.
Nos seus carnavais seus olhos estão cheios de adultério e embriagues, nas casas lotéricas parece até um açougue, cheios de corações exercitados na altivez da avareza, os quais deixando o caminho direito erram seguindo o caminho de Balaão filho de Bosor, que amou o premio da injustiça.
Por isto, o povo sobrepuja na altitude de sua Tecnologia, no esforço extraordinário da Sociologia, só nos resta voltarmos nossos olhos para a Arqueologia, que nos deixou o exemplo para nós no presente século XX.

Suas dissoluções são as dos sodomitas, no mundo dos efeminados, dos parricidas, matricidas, devassos travestis, vivendo ímpiamente no mundo do homossexualismo.
Das luzes modeladas em variedades de cores, enfeitando o mundo obscuro em que estão vivendo, parecendo às explosões radioativas, que se sucedia na destruição de Sodoma e Gomorra, deixando sempre uma estátua, no mundo do crime, ora no mundo da depravação moral.

Oh! São Paulo! Quem será o Ló da Sodoma (Moderna) atual?

Quais seriam as intercessões dos Abraões, junto ao Senhor dos céus e da terra.

Onde aparecerá o grande religioso?

Onde estará o chamado mestre da religião?

Porque farão de vós negócio com palavras fingidas sobre os quais virá repentina destruição. Porque se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas havendo-os lançados no inferno; os entregaram as cadeias da escuridão ficando reservado para o juízo eterno.

Por isto, povo de São Paulo;

Desperta-te, desperta que o Senhor vem! E o cajado estará nas suas mãos; vista tua alma das Vestes Nupcial, pois o esposo vem.

Prepara-te para encontrares com o teu Deus, porque seus ídolos são abomináveis aos seus olhos e o Senhor destruirá com o Esplendor da sua glória.

Ó vós todos os que tendes sede vinde às águas, porque estas são as palavras do Senhor. Levanta-te, resplandece para que apareça a tua luz e a gloria do Senhor nasça em ti e vós todos possam dizer a uma só boca – Maranata.

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi - 1980


Quem sou eu

Minha foto
Olimpia, São Paulo, Brazil
Nasc em Olimpia/SP, Professor de Matematica,Pós Graduado em Matemática, Pedagogia,dezenas de curso educacionais,porem,Amor, bondade, humildade são minhas virtudes, as quais eu louvo ao Senhor que me fez seguidor e praticante do Evangelho de Jesus Cristo há 41 anos, casado, 59 anos,