segunda-feira, 14 de setembro de 2009

ESTUDOS BIBLICOS



“Homens que falaram por Deus”


Através deste estudo bíblico você vai conhecer:

Juizes: Josué, Débora, Gideão, Samuel;

Reis: Davi, Salomão, Ezequias;

Profetas: Amós, Habacuque, Ageu, Malaquias.

Por que estudar sobre pessoas que viveram tantos séculos atrás?

É que os juizes, reis e profetas fizeram parte da historia do povo de Deus. E foi através do seu povo escolhido que o Senhor enviou o seu filho.

Conhecendo estas personalidades do Velho Testamento, nós entendemos que Deus utiliza-se de pessoas desejosas de o servirem.

Entre todos os homens que falaram por Deus, na antiguidade, destaca-se a pessoa de Jesus. Jesus Cristo foi o homem-Deus. E sendo o próprio Deus, e ao mesmo tempo homem, foi o único que deu a sua vida pela salvação do homem.
Jesus já é o seu Salvador e Senhor de sua vida?

Quem sabe Deus está querendo que você também seja um mensageiro dele ao mundo perdido?

01 – Josué, o juiz conquistador;
02 – Débora, a juíza corajosa;
03 – Gideão, o juiz valoroso;
04 – Samuel, o juiz integro;
05 – Davi, o rei que uniu a nação;
06 – Salomão, o rei construtor;
07 – Ezequias, o rei que levou o povo a Deus;
08 – Amós, o profeta da justiça social;
09 – Habacuque, o profeta da alegria;
10 – Ageu, o profeta construtor;
11 – Malaquias, o profeta duas vezes mensageiro;
12 – O maior dos mensageiros – Jesus!
13 – Deus continua falando.

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Abril 2006



Josué, o Juiz Conquistador

Texto Áureo: “Portanto, cuidai diligentemente de amar ao Senhor vosso Deus” (Josué 23:11).

Olhando os títulos das lições na segunda capa, preencha aqui os nomes dos personagens através dos quais Deus falou ao seu povo:

Juízes: __________ _________ ________ _________

Reis: __________ __________ _________ _________

Profetas: ________ ________ _________ _________

Grife esta definição:

Juízes: Pessoas chamadas por Deus a fim de julgar seu povo e libertá-lo da opressão dos inimigos.

Neste primeiro grupo de lições você ficara conhecendo a forma como Deus falou através de quatro juízes.

Nesta fase da historia do povo de Israel, nós o encontramos peregrinando pelo deserto, a caminho da terra de Canaã. Uma terra muito linda e boa que Deus havia prometido ao seu povo. Deus queria ver os seus filhos felizes, cultivando a terra, aumentando as suas famílias, crescendo e progredindo sempre. Até aqui, Moisés fora o seu líder. Com a morte de Moisés, Deus escolhe Josué um moço de grande coragem.

Para chegar a terra prometida, o povo precisava de lideres corajosos e obedientes a Deus. Sabe por quê? Muitas lutas e problemas aquela gente teria de enfrentar. Deus escolheu Josué porque era um líder corajoso, sábio e humilde bastante para obedecer as ordens de Deus.

Por certo, sabendo que ele seria o chefe e juiz de toda aquela multidão de pessoas, Josué sentiu o peso da sua responsabilidade. Ele precisava de muita sabedoria. Sozinho não lhe seria possível liderar. Josué conversou com Deus em oração e Deus conversou com Josué. Você pode ler em Josué 1:5-9 o que Deus disse a Josué. O coração de Josué foi fortalecido em Deus.

A historia da travessia do povo pelo Mar Vermelho, você já leu na Bíblia. Agora era preciso atravessar um rio. Qual o nome deste rio? .................................(Josué 1:2).

Com inteligência, Josué reuniu os lideres do povo e deu-lhes orientação. Pessoa por pessoa, até as crianças, saberiam o que fazer para atravessar o rio e conquistar a terra prometida. Haveria guerras contra povos pagãos, cidades a serem conquistadas. Todos precisavam estar preparados. Escreva aqui o que o povo prometeu a Josué.

Confiante em Deus, Josué se encheu de coragem, e conduziu o povo. Para fazer uma coisa boa, precisamente de muita coragem. Quem pode nos ajudar? _______________.

Josué sempre deixou o povo saber que Deus estava dando as ordens. Leia Josué 3:9. Na realidade, ele era apenas um instrumento nas mãos de Deus. Mais tarde, quando não podia mais lutar, ele disse ao povo: “É o Senhor vosso Deus que tem pelejado por vós” (23:3). Que homem humilde, não é mesmo?

Porque Josué obedeceu as ordens de Deus, muitas cidades foram conquistadas. Você pode dar os nomes de algumas:

6:2 ___________ 8:1 _____________ 10:32 _____________


10:34 _____________ 10:36 ____________ 10:38 ___________


Josué gostava de exercitar a sua fé em Deus. A maneira que ele usou para fazer isto foi lembrar ao povo constantemente que ele seria fiel a Deus todos os dias da sua vida.

Veja estes exemplos bíblicos:

O apóstolo Paulo exercitava a sua fé contando aos outros como Jesus o salvara dos seus pecados (Atos 22:7,8).

A serva de Naamã (II Reis 5:3) mostrou a sua fé levando o seu senhor ao profeta Eliseu.

Elias proclamou a sua fé, desafiando os 450 profetas de Baal (I Reis 18:22).

O rei Davi exercitou a sua fé arrependendo-se do seu grande pecado (Salmos 51:4).
E você? De que maneira está exercitando a sua fé em Deus? Josué foi fiel a Deus todos os dias da sua vida. Ele disse ao povo o segredo da sua vida vitoriosa: “Portanto, cuidai diligentemente de amar ao Senhor vosso Deus” (23:11).



Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – abril de 2006





“ Débora, a Juíza Corajosa ”

Texto Áureo – “Deus é o nosso refugio e fortaleza, socorro bem presente na angustia” (Salmos 46:1).

Débora sentia-se feliz e abençoada por Deus. Estava tão alegre que se pôs a cantar: “Ouvi, ó reis; daí ouvidos, ó príncipes! Eu cantarei ao Senhor, salmodiarei (cantarei) ao Senhor Deus de Israel” (Juízes 5:3).

Quem foi Débora?

Leia Juízes 4:4,

Marque as respostas corretas:

( ) Profetisa

( ) Sacerdotisa

( ) Juíza

Naqueles dias o povo de Israel fazia o que era mal aos olhos do Senhor. Para salvar o povo, Deus escolheu uma juíza. Hoje nós a chamaríamos de Dra. Débora.

As leis de Deus precisavam ser relembradas pelo povo. Havia muita gente servindo a outros deuses. Usava-se o nome de Deus em vão. Mentia-se, rouba-se, adulterava-se. Débora cuidaria de aconselhar o povo, levando-o de volta aos caminhos do Senhor. Havia outro problema grave: os inimigos do povo, que também eram os inimigos de Deus. Gente pagã, incrédula, dominando os israelitas. Deviam os inimigos ser expulsos da terra.

Diariamente, ouvindo queixas do povo, Débora foi preparando o ataque aos inimigos. Quando terminou o plano, mandou chamar um homem de guerra para comandar os soldados. Descubra seu nome .................. (Juízes 4:6).

Assinale a resposta certa:

.........Débora mandou chamar o homem porque estava com medo.

........O homem de guerra queria ser o comandante.

........Deus ordenou a Débora que mandasse chamar o homem.




Baraque sabia que a presença de Débora no meio dos guerreiros seria um grande estímulo. Por isso insistiu na sua companhia. Ela ficaria orando e aconselhando os soldados enquanto esperavam a hora certa para o ataque. Corajosa mulher foi Débora. Partiu com os soldados para a luta.

Sabe o segredo de Débora?
Escreva aqui o Texto Áureo: _____________________________________

Para saber o que aconteceu depois, procure os textos indicados e complete a narrativa:

____________, chefe do exercito inimigo, soube que Baraque, líder dos hebreus, havia subido ao monte _____________ (Juízes 4:12).

Quando o exército inimigo se aproximou, Débora disse a Baraque que aquele era o dia em que o ___________ entregaria os inimigos nas suas mãos, isto é, daria a vitória a Baraque (4:14).

Baraque desceu do monte Tabor com _____ homens, e conseguiu desbaratar todo exército inimigo (4:14).

Débora e Baraque cantaram um belo cântico pela vitória alcançada. As palavras deste cântico encontram-se no capitulo 5 de Juízes.

Depois da vitória de Débora e Baraque, o povo de Deus viveu em paz por ___________.

Assinale a resposta correta:

1. O que Débora era (Juízes 4:4)
( ) Sacerdotisa ( ) Profetisa ( ) Juíza

2. Local onde Débora julgava o povo (4:5).
( ) Templo ( ) Palmeiras ( ) Sede do governo

3. Região montanhosa onde Débora vivia (4:5).
( ) Efraim ( ) Zebulom ( ) Naftali

4. Marido de Débora (4:4).
( ) Baraque ( ) Lapidote ( ) Sísera

5. Monte no qual sucedeu a batalha (4:12).
( ) Nebo ( ) Hermom ( ) Tabor

6. Chefe do exército inimigo (4:12)..
( ) Jabim ( ) Sísera ( ) Heber

Profº. Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Abril/2006




Gideão, o Juíz Valoroso

Texto Áureo – “O Senhor é a força da minha vida; de quem me recearei, (Salmo 27:1).

Gideão procurou um lugar bem seguro para cuidar do seu trigo. Sua família e o seu povo estavam sempre ameaçados por seus inimigos, os midianitas e amalequitas. Mal chegava a época de colher o trigo, os inimigos invadiam os campos. “Vinham em multidão, como gafanhotos” (Juízes 6:5). Por isso Gideão trabalhava às escondidas. Era preciso salvar o alimento.

Deus achou em Gideão um moço inteligente e valoroso. Ele podia ser um bom juís em Israel. Naqueles dias Deus mandava seus anjos com mensagens especiais aos homens. Enquanto Gideão trabalha, o anjo do Senhor veio à sua presença. Dizendo estas palavras: “O Senhor é contigo, ó homem valoroso”(Juízes 6:12).

Você observou que o anjo chamou Gideão de varão valoroso? Deus conhece a força de cada pessoa. Deus tem um plano para cada um de nós. Você gostou da resposta que Gideão deu ao anjo? Teria uma resposta melhor? Não acha que o coração do moço estava amargurado e sem esperança de dias melhores?

No plano de Deus, Gideão seria usado para salvar o povo. O que Deus ordenou a Gideão? Leia os textos e responda sim ou não:

1. Gideão sabia que ele tinha forças para livrar o povo ........(Juízes 6:15).

2. Deus prometeu estar ao lado de Gideão______(Juízes 6:16).

Veja que maravilha! Gideão acreditou na Palavra de Deus e começou a se animar. Deus sempre escolhe a pessoa certa. Gideão amava a Deus. Quem ama a Deus gosta de lhe ofertar alguma coisa. Escreva o que Gideão ofereceu ao anjo de Deus: ___________________________________________(Juízes 6:19). A oferta foi usada pelo anjo para uma prova do seu poder (6:21).

Gideão sentiu a santidade do lugar aonde estava e adorou a Deus. As suas forças espirituais foram renovadas. Ele estava sendo preparado para salvar p povo. Ele salvaria o povo, primeiramente da idolatria e depois dos inimigos. Deus orientou Gideão nos preparativos. Gideão gostava de provas concretas. Os homens que acompanhariam na luta contra os midianitas deveriam ser corajosos.
Leia Juízes 7:3-6, e assinale o certo:

________ Gideão aceitou todos os homens que se ofereceram.
______ Os homens que lamberam a á gua foram os escolhidos.
______ Deus aceitou só os que levaram a mão à boca.

Com estes trezentos homens, Gideão cercou o arraial dos midianitas. Você pode dizer quais foram as armas que Gideão deu aos seus homens? (7:16).

1.____________

2.____________

3____________

Ao cair da noite, cercado pelo barulho das buzinas e pelas tochas acesas, o exercito inimigo ficou confuso. Os soldados midianitas matavam-se a si mesmo. Os homens de Gideão, ficaram firmes nos seus lugares. Apavorados, fugiram os soldados midianitas. Deus livrou assim o povo de Israel uma vez mais.

Combine as duas colunas: ( ) Jerubaal

1. Outro nome de Gideão (5:32) ( ) O Senhor seja contigo ó homem valoroso!

2. Pai de Gideão (6:29) ( ) Midiã

3. Inimigo de Israel (6:14) ( ) Carne e bolos ázimos

4. Exclamação do anjo (6:12) ( ) Trombetas, cântaros vazios, tochas acessas.

5. Presente de Gideão ao anjo (6:19) ( ) Trezentos

6. Forma de Gideão escolher seus homens 7:7 ( ) Homens que lamberam a água.

7. Quantidade de homens do exército de Gidão 7:7 ( ) Jerubaal

8. Armas dos homens de Gideão (7:16) ( ) Joás


Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi - Maio de 2006.




Samuel, o Juíz Íntegro

O profeta Eli estava preocupado. Pela terceira vez, o menino Samuel o acordara. Só pode ser o Senhor querendo transmitir alguma mensagem, pensou Eli. Chamou Samuel para junto de si e disse-lhe: “Vai deitar-te, e há ser que, se te chamar, dirás: Fala, Senhor, porque o teu servo ouve”(I Samuel 3:9).

Samuel obedeceu. Deitou-se e esperou voltar a voz que o chamara. Ele não ficou com medo. Ele amava a Deus. Que privilegio ouvir a voz de Deus! Quando de novo seu nome foi chamado, Samuel respondeu logo: “Fala Senhor, porque o teu servo ouve!” Exatamente como Eli mandara. Muitas vezes os nossos pastores nos ensinam como podemos ouvir a voz de Deus. Mencione duas maneiras como você pode ouvir a voz de Deus através do ministério do seu pastor:

1. __________________________________________________

2. __________________________________________________

Não foi nada agradável a mensagem que Deus entregou a Samuel. Ao levantar-se, no dia seguinte, ele pensava: Como é que eu vou dizer estas coisas ao profeta Eli? Ele é tão idoso e eu um jovem principiante! Ele mesmo procurou Samuel. Queria saber de tudo. O que você acha que Samuel fez? Leia! Samuel 3:18.
Antes mesmo de nascer, a mãe de Samuel já havia dedicado a Deus. Na idade de mais ou menos 6 anos, Samuel foi levado para o templo. Leia I Samuel 2:26 e diga como Samuel crescia.





Quando a gente cresce diante do Senhor, a vida é pura e verdadeira. Em Lucas 2:52 você aprende como Jesus crescia.

Todos os dias da sua vida, Samuel serviram a Deus. Trabalhando no templo guiando o povo de Israel nos caminhos do Senhor, ele sempre foi verdadeiro.

Chegou o tempo quando Samuel não mais podia ser o juiz de Israel. Idoso cansado, pensou fazer dos seus filhos os juizes de Israel. O povo não gostou. Queria um rei, porque todas as outras nações tinham um rei. A vaidade do povo não agradou ao coração de Deus. Mesmo assim, Samuel foi orientado por Deus na escolha desse rei. Lei Samuel 9:17 e assinale o nome do moço escolhido por Samuel:

( ) Davi ( ) Saul ( ) Oséias ( ) Acabe

Não havia, entre o povo, outra pessoa capaz de servir como rei.

No dia quando o povo se reuniu para coroar o seu rei, Samuel abriu o seu coração. Deus e ele sofriam a ingratidão do povo. Israel esquecera os benefícios divinos. Desviara-se dos caminhos do Senhor. Esta gente devia saber o que estava fazendo. As conseqüências da sua escolha seriam bem duras. O povo iria sofrer muito nas mãos do rei.

Complete o verso: O povo, porém, não .................. ouvir a ................de Samuel; e disseram: Não, mas ................. sobre nós ................. (I Samuel 8:19).

Samuel entregou ao rei o governo, mas continuou sendo o fiel guia espiritual de Israel. De fato, Saul foi um rei desobediente à voz de Deus.

Samuel, na sua velhice, acompanhou o sofrimento do povo. Ele orava muito pelo povo. Antes de morrer, ungiu um novo e bom rei. Sabe o seu nome? Se não souber, leia I Samuel 16:13 para encontrar o nome e escreva-o aqui:............................ Muita gente sentiu a sua morte. Que falta ele fez como juiz integro! Alguém disse: “Não importa como o homem morre, importa como ele vive”. Você concorda?

Complete:

1. Deus falou através de Josué orientando-o na conquista da Terra ....................

2. Deus falou através de Débora, ajudando-a juntamente com Baraque, a livrar seu povo dos inimigos comandados por .................................

3. Deus falou através de Gideão dando-lhe a vitória sobre o exercito inimigo com apenas ..................................

4. Deus falou através de Samuel dando-lhe sabedoria e orientação na escolha dos dois primeiros .............. de Israel.

Que bela vida a de Samuel. Da infância à velhice dedicada a servir a Deus!

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Maio de 2006.






Davi, o Rei que uniu a Nação

Texto Áureo – “O Senhor é meu rochedo, a minha fortaleza e o meu libertador” (II Samuel 22:2).

Um dia o povo exigiu de Samuel um rei. Outros povos tinham os seus reis e o povo de Deus não queria ser diferente. Deus, através de Samuel; permitiu que tal acontecesse. Escreva aqui o nome do primeiro rei escolhido. Procure em I Samuel 9:17: ___________

Saul não foi um bom rei. Ele fez muitas coisas erradas e Deus o rejeitou. Deus então chamou Samuel e lhe deu uma ordem. Procure-a em I Samuel 16:1. Preencha os espaços: “Enche o teu _________ e vem; e enviar-te-ei a ___________, o ________________, porque dentre os seus filhos me tenho provido de um __________.” Samuel obedeceu.
Em casa de Jessé estavam sete de seus filhos. Qual deles seria o rei? O primeiro que Samuel viu foi ____________ (I Samuel 16:6). Ah! Este não! Por quê? Descubra no verso 7, na parte final, a razão: “... Porque o Senhor não vê como vê o homem, pois o homem olha para o que está diante dos olhos, porém o Senhor _________________ .
O segundo a vir à presença de Samuel foi Abinadabe, e o terceiro foi Samá, e assim os outros. A nenhum daqueles Deus havia escolhido. Samuel fica sabendo que faltava o menor, que estava cuidando das ovelhas. Depressa foram chamá-lo. Era Davi, o pastorzinho. Está em I Samuel 16:12 _________________________________________ .
Era exatamente este o rei escolhido por Deus. O que fez Samuel? A resposta se encontra em I Samuel 16:13.

Davi não foi logo para o trono. Passou muito tempo para que isto acontecesse. Ele precisava aprender muitas coisas. Deus tinha um plano para Davi, embora fosse um humilde pastor de ovelhas. Deus quer usar as pessoas como são. O que importa é o valor delas.

Como você acha que Davi era? Coloque um X ao lado das palavras que apresentam as qualidades de Davi:

( ) corajoso ( ) cuidadoso ( ) responsável ( ) preguiçoso

( ) trabalhador ( ) obediente ( ) desobediente
Você acha que Davi foi corajoso? Ele lutou contra o gigante Golias, embora o rei Saul achasse isto impossível. Ele provou que era possível. Vamos descobrir como ele convenceu a Saul? Leia I Samuel 17:34-36. Sim, Davi era corajoso mesmo. Não tinha medo nem de animais ferozes como _____________________ .

Depois da vitória sobre Golias, Davi foi muito aclamado. Saul ficou com ciúmes, e passou a persegui-lo, buscando ocasião para mata-lo. Deus não permitiu que tal acontecesse.
Depois que Samuel morreu. Davi foi aclamado rei; porém Abner, capitão do exercito de Saul, escolheu outro rei. O seu nome é __sb.....s.....t.... (descubra o nome em II Samuel 2:8 e coloque as vogais).
Foram tempos de muita luta, mas vamos ver o que aconteceu: II Samuel 3:1 – “Ora, houve uma longa guerra entre a casa de Saul e a casa de Davi; porém _________ se fortalecia cada vez mais, enquanto a casa de _______ cada vez mais se enfraquecia”.
Deus precisava de um rei como Davi, trabalhador e corajoso. Deus queria que aquele povo fosse unido, assim aconteceu. Podemos ler em II Samuel 5:3-5. Todo o povo reconheceu de fato Davi era o seu rei.

Com quantos anos Davi começou a reinar?

Veja II Samuel 5:4, e sublinhe a resposta certa:

( ) 25 anos ( ) 30 anos ( ) 35 anos ( ) 40 anos

Quantos anos reinou?

( ) 30 anos ( ) 40 anos ( ) 50 anos

Davi, de pastor chegou a rei e transformou a sua nação numa grande nação. Ele ganhou muitas batalhas. Você sabe por quê? Procure a resposta no texto áureo, que se encontra em II Samuel 22:2. Escreva-o aqui:_____________________________________________________________________________________________________.

Davi soube confiar no Senhor e você?

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Agosto 2006






Salomão, o Rei Construtor

Texto Áureo – “Confia no Senhor de todo o teu coração, e não te estribes no teu próprio entendimento” (Provérbio).

Vamos recordar um pouco: p primeiro rei de Israel foi ______; o segundo foi _____; e o terceiro foi Salomão, filho de Davi.

Um dia, Davi desejou construir uma casa para Deus, isto é, um templo. Deus não permitiu. Vamos descobrir por quê? Leia I Crônicas 22:7-8. Sim, você descobriu. Davi era homem de ____u e _____a (coloque as consoantes), derramou muito sangue de inimigos. Apesar disto Deus preparou um homem para edificar o templo. Você vai achar o seu nome em I Crônicas 22:9-10. Isso mesmo, Salomão, o filho de Davi, haveria de fazer a casa de Deus.

Antes de morrer, Davi resolveu ajudar naquela construção. Como? Procure em I Crônicas 22:14. Vamos fazer uma relação do material que Davi ajuntou? Você sabe escrever números grandes?

__________________talentos de ou
__________________talentos de prata e de cobre
Também preparou Davi m...deir....s e pedr...s.

Havia também homens capazes para fazer a obra. Eram os profissionais em muitas coisas. Grife os nomes dos “peritos em toda espécie de obra”: cortadores – pedreiros – carpinteiros – canteiros – artífices em obras de pedra e madeira, etc. I (Crônicas 22:15).

Davi encorajou Salomão com palavras muito bonitas. Você as encontra em I Crônicas 22:16, no final do versículo: “Levanta-te, pois, mãos à Obra! E o Senhor seja contigo”. Todas as ficaram animadas com a idéia da construção. Vamos ver o que elas deram? Está em I Crônicas 29:7-8:

5.000________; 10.000 dracmas de _________:

10.0000 talentos de _______ 18.000 talentos de ________;

100.000 talentos de _____; e também ______ preciosas.


Depois que Davi morreu, Salomão foi aclamado rei. Deus apareceu a Salomão e disse-lhe: “Pede o que queres que eu te dê” (II Crônicas 1:7). O que foi que Salomão pediu? Vamos descobrir em II Crônicas 1:10. Descobriu? Escreva aqui, completando com as vogais: “Dá-me, pois agora S....b....d...r....... e c...nh....c...m....nt..., para que possa sair e entrar perante este povo”.

Será que Deus atendeu? Vamos achar a resposta em Crônicas 1:12. Além de sabedoria e conhecimento, Deus deu a Salomão ________________ .

Salomão, logo depois de ser ungido rei, começou a grande obra do templo. Até o rei de uma outra nação forneceu madeira para a construção. Qual era o tipo de madeiras? Veja em II Crônicas 2:3. Era __________>

Como veio esta madeira? Em II Crônicas 2:16 você vai ficar sabendo. Veio em j...ng...d... (coloque as voguais).

Em que lugar o templo foi construído? Veja em II Crônicas 3:1 – em J...r...s...l...m, no monte M...r..... .

Salomão queria o melhor materiaL para o templo. Você sabe porquê? Vamos escrever este versículo: II Crônicas 2:5.
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Salomão teve o privilégio de ser o rei construtor do grande templo de Jerusalém. No dia da inauguração, houve uma grande festa e Salomão se colocou diante do templo e fez perante o povo uma linda oração de dedicação daquela obra ao Senhor. Esta oração está em II Crônicas 6:12-42.

Exercício
1 Destaque a madeira que veio de Tiro para a construção do templo.
2. Descubra embarcação que transportou a madeira.



Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunlholi/ Agosto 2006





Ezequias, o Rei que levou o povo a Deus

Texto Áureo – “Porque o Senhor vosso Deus é clemente e compassivo, e não desviará de vós o seu rosto, se voltardes para ele” (II Crônicas 30:9).

Muitos reis sucederam a Salomão no reinado do povo de Israel. A maioria deles não obedeceu a Deus. A Bíblia tem uma frase que se repete várias vezes com referencia a tais reis: “E fez o que era mau aos olhos do Senhor”. Não aconteceu assim com Ezequias.

Ezequias era bem jovem quando começou a reinar. Abra a sua Bíblia em II Crônicas 29:1 e descubra quantos anos Ezequias tinha quando começou a reinar. Ele tinha _____ anos. Reinou ___ anos. No verso seguinte, há uma referencia muito boa acerca deste rei: “E fez o que era _____ aos olhos do ______”. Ele foi um rei muito zeloso das coisas divinas.

O povo tinha se esquecido de Deus. A casa de Deus estava abandonada. Vamos descobrir o que Ezequias fez logo no primeiro ano do seu reinado. Você vai encontrar em II Crônicas 29:3. Escreva aqui:_________________________________________________________________________________________________________ .

Sim, Ezequias não queria que a casa de Deus continuasse abandonada, e cheia de imundícias. Era preciso pufificar o templo. Convocou os lideres religiosos daquele tempo, os s..c..rd...t...s (II Crônicas 29:4). Qual foi a ordem que eles receberam? Vamos completa-la? “Ouvi-me, ó levitas, santificai-vos agora; e santificai a ___________________________ Deus de bozos pais, e tirai do __________________ (II Crónicas 29:5).

Ezequias mostrou como o povo estava longe de Deus. Quanta coisa triste o povo fez! Vamos ler II Crônicas 29:6-6 e enumerar as coisas erradas que aquelas pessoas faziam:
1. Transgrediram e fizeram o que era _______________________;
2. Deixaram-no e desviaram os seus _______ a ____do ________;
3. Também fecharam as _____________do alpendre;
4. Voltaram-lhe as ____________________;
5. Apagaram as ____________________;
6. Não queimaram _______ nem ofereceram _________ no santo lugar ao Deus de Israel.
Em II Crônicas 29:10, o rei revela um grande propósito que lhe veio ao coração. O que foi? Um pacto com o Senhor Deus. Você sabe o que é um pacto? É um acordo, um compromisso. Será que o rei conseguiu o que queria? Vamos ler juntos II Crônicas 29:16.

Depois de tudo pronto houve uma grande festa. O rei restabeleceu o culto a Deus. Podemos escrever aqui um versículo muito importante: II Crônicas 29:2..........................................................................................................................................__________________________________________________________

O povo trouxe animais para o sacrifício, como era costume antes da vinda de Jesus. Por que era assim? No fim de II Crônicas 29:24, nós podemos ler: “Porque o rei tinha ordenado que se fizesse aquele holocausto e aquela oferta pelo _____________________ por todo povo de Israel.

O rei Ezequias convocou os músicos para o culto. Procure II Crônicas 29:25-26 e grife os instrumentos usados: piano – címbalos – bandolim – alaúdes – guitarra – harpas – trombetas. Foi um culto muito bonito. A banda tocava e o povo cantava. E o que fazia a congregação? Em II Crônicas 29:28 vemos: “Então toda a congregação adorava e os cantores cantavam e os trombeteiros tocavam”. Havia muita alegria.

Para cada palavra, desenhe um rosto sorridente, mais ou menos assim:



“E Ezequias regozijou-se e com ele todo o povo” (II Crônicas 29:36).

Porque essa alegria? Escreva aqui _____________________________

Nos somos sempre felizes quando procuramos honrar o nosso Deus.

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Agosto - 2006







Amós, o Profeta da Justiça Social

Texto Áureo – “Corra, porém, a justiça como as águas, e a retidão como o ribeiro perene” (Amós 5:24).

Você é corajoso? Talvez você nunca tenha oportunidade de ser herói, mas há muitos tipos de coragem. Você tem coragem de falar por Deus? Hoje vamos estudar a vida de um homem que fazia exatamente isso. Leia Anos 1:1 e Amós 7:14. Ponha um círculo ao redor dos objetos que Amós poderia ter usado em seu trabalho.

Em Amós 7:14 ache as palavras certas para preencher as lacu nas: “Eu não sou PROFETA, nem filho de __________, mas ______, e cultivador de _____________” (um tipo de árvore).

Certa ocasião Amós foi vender lã na cidade de Samaria, a capital do reino do Norte de Israel. Samaria era uma cidade grande. Amós viu muitas coisas lá - uma coisa foram as casas dos ricos. Leia Amós 3:15, para descobrir o tipo de casas que os ricos tinham.

Leia Amós 6:1 e Amós 6:4-5, para descobrir o tipo de vida que os tricôs em Samaria tinham. Risque as resposta erradas:

Vida dura comida boa repouso cama ruim musica bonita vida folgada muito trabalho vida segura dormiam em cama de marfim

Amós também viu os pobres>leia Amós 5:11, para ver como os ricos tratavam os pobres. “Portanto, visto que ___________ o pobre, e dele exige um TRIBUTO de trigo...”

Os ricos vendiam o trigo aos pobres. Leia em Amós 8:5 o tipo de balanças que eles usavam: balanças ______________________ .

Os ricos vendiam trigo puro e bom para os pobres? Amós 8:6 diz: .....................”vendemos o __________________ do trigo”.





Amós viu toda esta desonestidade. Ele viu as crianças famintas e os vendedores roubando o dinheiro dos fregueses. Amós viu também que os juízes eram desonestos, Ele viu como os pobres sofriam. Amós ficou triste e quis lutar contra esta justiça. Então Deus falou com Amós. Leia Amós 7:15. Que disse Deus que Amós ia fazer? Ponha as letras na ordem certa, para achar a resposta:

ZERPOFTIRA - ___________________________

Deus só chama pessoas de alta posição? Sim _______ Não _____ Amós era um simples pastor, mas Deus o chamou para fazer um trabalho.

Amós começou a pregar nas ruas de Samaria. Leia Amós 3:1-2, para descobrir a mensagem que ele pregou contra Israel. Que ia acontecer? Deus disse, através do profeta: “Eu vos punirei por todas as vossas iniqüidades”. (v.2).

Amós pregava sobre o castigo que Deus ia mandar. Acha que todo mundo gostava de ouvir as pregações de Amós? Não! De jeito nenhum! Amazias o sacerdote de Betel, era uma das pessoas que não gostavam de ouvir as coisas que Amós estava dizendo. Leia Amós 7:10-16, para descobrir quem disse as seguintes palavras e a quem disse, combine a primeira com a segunda coluna:

1. Amazias disse ao Rei Jeroboão ( ) “Vai-te, ó vidente, foge para a terra de
Judá, e ali come o pãp, e ali profetiza”.

2. Amós disse ( ) “Jeroboão morrerá a espada”.

3. Amazias disse a Amós ( ) “Amós tem conspirado contra ti”.

4. Amós disse a Amazias ( ) “Eu não sou profeta, nem filho de de profeta, boiadeiro e cultivador de sicômoros”.

5. O Senhor disse a Amós ( ) “Vai, profetiza ao meu povo Israel”.

Depois de profetizar o castigo que Deus ia mandar, o rei mandou Amós não profetizar mais. Ele tinha que parar de pregar. Então o que ele faria? O Livro de Amós que você encontra no Velho Testamento foi a resposta. Não podendo pregar mais, Amós escreveu a mensagem que Deus lhe tinha dado. Depois de uns anos, o livro que foi incluído no 17 livros de profecia do Velho Testamento.

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Agosto - 2006






Habacuque, o Profeta da Alegria

Texto Áureo – “Eu me alegrei no Senhor, exultarei no Deus da minha salvação” (Habacuque 3:18).

O povo de Judá estava com medo. Haviam chegado noticias más de Samária. Por três anos os assírios cercaram Samaria. Por três anos ninguém pode entrar ou sair da cidade. Por três anos os fazendeiros não puderam levar trigo a cidade para que as mulheres pudessem fazer o pão. Por três anos o povo esperou um milagre, mas nenhum milagre aconteceu. Os samaritanos ficaram desesperados, e por fim se entregaram aos inimigos.

Agora, só restava o povo de \Judá no reino hebreu. Israel foi conquistado e o povo de Judá estava pensando: “Será que isto pode acontecer conosco também?”. E o povo de Judá estava com muito medo.

Cem anos se passaram. Deus disse que estava preparando um povo forte para conquistar muitas terras. Como se chamava este povo? Os (dicaues).

Leia os versículos que seguem, Habacuque 1:6-9 e 1:6-10, para descobrir palavras que descrevem os caldeus. Riscar as palavras que não descrevem este povo:

horrível
forte
violento

feroz
sorridente
impetuoso

apressado
terrível
fraco

espantoso amigo
bondoso gentil
bravo bom
Habacuque não pode entender. Em sua mente surgiu uma pergunta. Em Habacuque 1:13 achamos a pergunta que Habacuque fez a Deus:

“..Porque te calas enquanto o ímpio devora aquele que é mais justo do que ele?” Habacuque estava querendo dizer:

“Israel pecou, mas os seus inimigos, os caldeus, eram muito piores. Então por que Deus permite os piores vencer o povo de Israel, que não era tão ruim?”.

Leia Habacuque 1:2-3. Quais as duas frases que começam estes dois versículos?

_____________________________ Senhor, clamarei eu, e tu não me escutarás?”

___________________________ me fazes ver a iniqüidade, e a opressão?”.

Por que razão, Deus? Por quê? Foi a pergunta de Habacuque.

Habacuque queria uma resposta, e Deus lhe deu. Leia o capitulo 2, versículo 4. Há aqui um contraste entre o homem mau e o homem bom. Indicar com setas o lado a que pertencem:
justo
mau
homem pecado homem
amor
felicidade
bom roubos mau
paciência
retidão

injustiça
deformação da alma
maldade
malicia

Habacuque compreendeu que a maldade é como uma doença terrível. Um dia essa “doença” destrói o homem. Mas o homem reto e justo possui uma virtude que ninguém pode roubar. Leia Habacuque 2:4. “Mas o justo pela sua fé viverá”. O justo tem fé em Deus. Habacuque de certo pensou: “O homem mau pode ganhar por algum tempo, mas no fim ele vai perder. O homem reto pode perder por algum tempo, mas no fim ele vai ganhar”.

Leia Habacuque 3:17-19. Quais as seis coisas más que Habacuque imaginava? Hab. 3:17.

1. A figueira não _____________________________________
2. Nem haja ___________________________ nas vides.
3. O produto da ____________________________ falhe.
4. E os campos não produzam _______________________________ .
5. O _________________ seja exterminado da malhada.
6. E os currais não haja _______________________________ .

Mesmo assim, a atitude de Habacuque era de fé, esperança e felicidade. Procure o texto áureo no quadro abaixo, e terá prova da atitude deste profeta que falou por Deus.

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Agosto - 2006.




Ageu, o Profeta Construtor

Texto Áureo – “Esforçai-vos, todo o povo da terra, diz o Senhor, e trabalhai; porque eu sou convosco” (Ageu 2:4).

1. Por 400 anos os judeus só tinham uma tenda para cultuar a Deus.

2. O grande rei Davi quis construir um templo, mas Deus não permitiu, pois Davi era guerreiro.

3. foi o filho de Davi, Salomão, quem construiu o templo, com enfeites de ouro.

4. 586 anos antes do nascimento de Jesus, o templo foi destruído pelos babilônios. Eles roubaram os objetos de ouro e levaram o povo como escravo.

5. 70 anos depois, o povo voltou de Babilônia e achou o templo em ruínas.

6. Poucos anos depois da volta do povo, Ageu achou o templo ainda em ruínas e começou a pregar.

Vamos descobrir a situação que Ageu achou. Leia Ageu 1:2. Quais foram as palavras que o povo estava dizendo sobre a reconstrução do templo?

“Não veio ainda o ________________ o tempo de se ____________ casa do Senhor”.

Leia Ageu 1:4. O povo tinha construído umas coisas mas deixou de construir outras. Quais estas coisas? Eles construíram __________________ próprias.

Eles deixaram de construir a C A S A de Deus....





Deus podia abençoar o povo enquanto a situação era assim? Não ( ) Sim ( ).

Como foi que Deus não estava abençoando o povo? Leia Ageu 1:3-7. Deus disse: (v. 6)
· Semeais muito e recolheis __________________
· Comeis, mas não vos _______________________
· Bebeis, mas não vos _______________________
· Vesti-vos, mas ninguém se _________________
· O que recebe salário, recebe-o para pôr num ________________.

Deus não estava abençoando o povo, porque não gostou de ver todos com casas bonitas, e ele não tendo nada melhor do que as ruínas.
Como foi que Deus disse que o povo podia agrada-lo?
Leia o versículo 8. Escolha a resposta certa:
( ) Oferecer mais sacrifícios;
( ) Edificar a casa de Deus;
( ) Ser bom e fiel;
( ) Servir outros deuses.

Ageu 1:1-8 é a pregação que o profeta fez para o povo. Muitas vezez, quando um pastor fala, ninguém escuta. Mas quando Ageu pregou, alguma coisa aconteceu. Veja Ageu 1:1-15. Quando a mensagem de Deus tocou nos corações, “eles vieram, e começaram a trabalhar na casa do Senhor dos Exércitos, seu Deus”. Depois de ouvir o sermão de Ageu, levou só 24 dias para o povo começar a trabalhar.

Não foi fácil construir o templo. O povo quis parar várias vezes, mas o profeta Ageu sempre estava perto para pregar, dar conselhos e encorajar. Você acha que aquele povo terminou o seu trabalho? Leia Esdras 6:14-17.
Notar os verbos nestes versos:
Edificando (quer dizer _____________________)
Prosperando ( quer dizer ___________________)
Edificaram ( quer dizer ____________________)
Acabaram ( quer dizer ____________________)
Fizeram a dedicação (quer dizer ______________).

Este foi o resultado das pregações de Ageu – um homem que falou por Deus.

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Agosto 2006.







Malaquias, o Profeta duas vezes Mensageiro

Texto Áureo – “Cada um contribua segundo propôs no seu coração; não com tristeza; nem por constrangimento; porque Deus ama ao que dá com alegria” (II Cor. 9:7).

Malaquias! O que é que você pensa quando ouve este nome? Sim, é o nome do último livro do Velho Testamento. Mas você sabe alguma coisa sobre o homem que escreveu o livro? O nome Malaquias quer dizer “Meu Mensageiro”. Malaquias era um mensageiro de Deus. Ele pregou a mensagem que Deus lhe deu. Mensageiro não apenas no nome, mas também em ações. Duas vezes mensageiro!

Escolha um colega e dramatize com ele a conversa abaixo, que é um diálogo imaginário de dois homens na época de Malaquias.

Um Dia Antes da Festa no Templo

Primeiro homem: Os sacerdotes estão esperando uma grande oferta para amanhã. Eles estão preparando o altar para oferece-la a Deus.

Segundo homem: Então eles vão esperar à toa. Eu não tenho nada para oferecer. E como ter? A seca matou minha colheita! Nem uvas tenho para dar.

Primeiro homem: O profeta disse que se nós construíssemos o templo, tudo melhoraria.

Segundo homem: Melhoraria, nada. Tudo piorou. Nós fomos tolos em pensar que Deus cuidaria de nós. Ele nem liga.

Primeiro homem: É verdade. Deus não se importa com os nossos problemas. Por que nós devemos nos sacrificar para dar uma oferta a ele?

Segundo homem: Bem, temos que levar uma oferta, qualquer que seja. Mas não temos que oferecer o melhor. Eu tenho um boi doente. Vou leva-lo como minha oferta.

Primeiro homem: E eu tenho umas ovelhas aleijadas. Acho que posso oferecer aquelas.
Certamente o profeta Malaquias ouviu conversas iguais a esta. Examine mais uma vez a conversa dos dois homens. Você pode achar as coisas erradas? Grife as sentenças que contêm erros. (por exemplo: Deus não se importa com os nossos problemas).

Leia Malaquias 1:7-8. Qual o tipo de sacrifício que era aceitável a Deus? Qual sacrifício o agradava?

animal cego
animal enfermo
animal perfeito
boi doente
pão imundo
ovelha aleijada
pão abençoado e dedicado ao Senhor
pão imundo, significa pão não dedicado especialmente ao Senhor.

Leia Malaquias 3:8-10. Como Malaquias disse que os homens roubaram a Deus? (v. 8) “Em que te roubamos? Nos _________e nas _________alçadas”.

A Bíblia tem muito a dizer sobre as ofertas e a atitude da pessoa que as dá. Veja se você pode colocar em ordem estes versos bíblicos.

usar sua Bíblia se necessário.

holocaustos não oferecerei meu Senhor Deus custem me que não nada (II Sam. 24:24).
.....................................................................................................................................................................................................................................................................................

qual cada puder conforme oferecerá lhe a benção conforme Senhor o que Deus houver teu (Deut. 16:17).
......................................................................................................................................................................................................................................................................................

alegria com dá que ao ama Deus porque constrangimento por nem tristeza com não coração seu no propôs segundo contribua um cada (II Cor. 9:7).
......................................................................................................................................................................................................................................................................................

“Malaquias” quer dizer:
___________ inteligente
___________profeta
___________meu mensageiro
___________resposta de Deus

O profeta é um ______________ de Deus.

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Setembro 2006.






“O Maior dos Mensageiros – Jesus”

Texto Áureo – “Eu te glorifiquei na terra, completando a obra que me deste para fazer” (João 17:4).

No passado muito distante Deus falou ao seu povo através de juízes, de reis e de profetas. Recordemos um pouco. Assinale a alternativa correta:

Quando o Senhor quis conquistar a Terra Prometida chamou:
( ) Josué ( ) Davi ( ) Malaquias
Para livrar seu povo da opressão dos inimigos, Deus chamou:
( ) Débora ( ) Gideão ( ) Salomão
3. Para unificar a nação, tornando-a um só reino, Deus chamou:
( ) Amós ( ) Davi ( ) Habacuque
E quando o Senhor quis que o velho templo fosse reedificado, chamou:
( ) Samuel ( ) Ezequias ( ) Ageu

Deus chamou as pessoas no momento exato, a fim de realizar o seu plano. Essas pessoas foram leais ao Senhor. Cumpriram sua vontade e foram verdadeiros porta-vozes do Pai Altíssimo.

Houve porém uma pessoa, entre os porta-vozes de Deus do passado, que mais se destacou. O mais perfeito mensageiro! Jesus! Quando Deus precisou que a mensagem mais importante fosse enviada ao mundo, o Senhor não encontrou outra pessoa para o fazer, mas sim seu próprio Filho.

Jesus chegou ao mundo no tempo que o Senhor achou melhor. Andou pelas aldeias e cidades do seu país ensinando, pregando e curando. O tema de suas mensagens, você deve lembrar: “O REINO DE DEUS”.
Sim o reino de Deus havia chegado. Mas o que significa mesmo a expressão “reino de Deus”? Pense bem antes de assinalar a alternativa correta:
( ) Um governo que iria dominar politicamente todas as nações;
( ) Um governo dirigido por sacerdotes;
( ) O domínio de Deus nos corações dos homens.

Jesus, o maior dos mensageiros de Deus, trouxe a mensagem do amor e perdão de Deus; trouxe a vitoriosa mensagem de salvação eterna para todo aquele que a deseja; trouxe a esperança de um mundo melhor com Deus.


É muito interessante a forma como a Bíblia se refere à pessoa de Jesus. Veja cada texto numerado abaixo. À medida que for encontrando a expressão, na sua própria Bíblia, grife-a (Somente a palavra exata, e não o versículo todo).
escreva os textos correspondentes no exercício abaixo:

Mateus 1:21

João 1:29

João 6:35
João 8:12

João 10:9

João 10:11
João 11:25

João 13:13

João 14:6

João 15:1

Apocalipse 17:14


Apocalipse 22:13

Apocalipse 22:16

Deus falou através dos seus servos do passado nos momentos de grande necessidade para seu povo, sua nação. Enviou seu próprio Filho com a mensagem de maior alegria para a humanidade – a certeza do perdão dos pecados e a vida eterna em Deus.

Você já aceitou a palavra de Jesus como mensagem salvadora? Se ainda não, chegou o momento. Receba e aceite em seu coração o mensageiro perfeito de Deus, o maior mensageiro de todos os tempos – Jesus!

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Setembro 2006






“DEUS QUER FALAR ATRAVÉS DE NOSSAS VIDAS”

Texto áureo – “Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (João 17:18).

Existe uma lenda que diz que quando Jesus voltou para o céu, após a ascensão, os anjos o rodearam e perguntaram-lhe como ele esperava que o seu trabalho continuasse na terra. Jesus respondeu dizendo que o único plano que ele tinha era de seus seguidores continuarem a obra.

Uma lenda é uma história inventada por alguém. Ninguém sabe se isto aconteceu quando Jesus voltou ao céu. Mas a verdade é que a lenda acima contém uma verdade muito importante. Examine nosso texto áureo.

“Assim como tu me enviaste ao mundo, também eu os enviei ao mundo” (João 17:18).

Circule as palavras “eu os enviei”. O que significa? Justamente isto, que Jesus também enviou seus discípulos para continuarem a sua obra como mensageiros de Deus.

Deus continua falando em nossos dias. No passado ele falou através de juízes, reis, profetas, dos discípulos e apóstolos. No presente ele fala através da sua palavra, a Bíblia impressa; fala através do Espírito Santo no coração dos que crêem, de servos leais do Senhor, fala de muitas formas, até nos acontecimentos mundiais. Quando você vê o mundo, tanta guerra e tanta infelicidade, deve lembrar que a Bíblia diz que estas coisas iriam acontecer, antes da vinda de Jesus, no final dos tempos. É como um aviso do Senhor.

Nos tempos modernos Deus tem falado também através de servos dedicados. Missionários que foram para todos os continentes do mundo, não atraídos pelo ouro, ou outras riquezas, mas pelo valor eterno das almas necessitadas de Deus. Valorosos servos do Senhor que deixaram Deus falar através de suas vidas!

Deus quer falar através de sua vida. Talvez você venha a ter uma missão tão importante como aqueles servos do passado; talvez ele queira alguma coisa mais simples de sua vida. O importante é que você esteja pronto a ouvir a voz do Senhor em seu coração, que tenha a vontade de ouvi-la.
Recordemos o estudo do trimestre:

1. Coloque nos locais corretos os nomes dos homens que falaram por Deus estudados :

Juízes ____________________________________________

Profetas ____________________________________________________________

Reis ________________________________________________








2. Agora, o maior, o melhor dos mensageiros:
Quadro de honra

_____________________






3. As pessoas e suas mensagens; coloque o nome entre os parenteses:

a. Trabalhou para o Senhor na conquista da Terra Prometida ( )
b. O maior, melhor e mais importante dos mensageiros ( ).
c. O rei que uniu a nação ( ).
d. O profeta que reedificou o templo ( ).
e. O último e mais integro dos juízes ( ).
f. O rei que construiu o grande templo ( ).
g. A juíza que ajudou na libertação do seu povo ( ).
h. O rei que levou seu povo a Deus quando se distanciou do Senhor ( ).
i. O profeta alegre mesmo nas dificuldades ( ).
j. O profeta da justiça social ( ).
k. Juiz que livrou seu povo com apenas 300 homens ( ).
l. Profeta que chamou seu povo à honestidade ( ).

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi – Setembro 2006.







Como está o seu CB? (Conhecimento Bíblico)

A vida de Jesus

Vamos recordar um pouco? Relacione as informações abaixo:

Primeira pessoa a ver Jesus após a ressurreição ( )
Tentação de Jesus ( )
Parábola de Jesus ( )
Discípulos filhos de Jonas ( )
Ato de voltar à vida após a morte ( )
Precursor de Jesus ( )
Ensino, pregação, curas ( )
Batismo ( )
Discípulos apelidados de Boanerges ( )
Tema das pregações de Jesus ( )
Última semana de Jesus no mundo ( )
Volta de Jesus ao céu ( )











1. .João Batista
2. Deserto de Judá
3. Betânia de Além-Jordão
4. Ministério
5. O semeador
6. O Reino de Deus
7. João e Tiago
8. Ceia do Senhor
9. Maria Madalena
10. Pedro e André
11. Ressurreição
12. Ascensão
Amigos de Jesus

Circunde os nomes das pessoas que tiveram algum relacionamento direto com Jesus:

Timóteo - Nicodemos - Lucas - Jairo - Zaqueu - Tito - Lázaro - João Batista - Joana - João Marcos - Dorcas - Ana - Marta - Levi - José de Arimatéia - Simão - Susana - Silas

Separe as palavras para encontrar um importante mandamento de Jesus:

“QUEVOSAMEISUNSAOSOUTROS,ASSIMCOMOEUVOSAMEI”



Professor/Pedagogo:Ademil Antonio Brunholi – Setembro 2006





Idolatria


- O que é idolatria?

Dicionário da Língua Portuguesa – A. B. O. – Prestar cultos a ídolos.

- O que diz a Lei de Deus sobre a idolatria?

Êxodo cap. 20:1-2 diz: Não terás outros deuses, porque eu sou o Senhor teu Deus. Não farás imagens de esculturas do que está no céu, na terra, embaixo da terra, não te encurvaras, não adoraras, nem prestaras cultos a elas, etc.

- Como Deus qualifica o idolatra conforme a Bíblia?

Semelhantes a eles se tornarão os que fazem, bem como todos os que neles confiam. Sl. 114:15 – Is. 44:6-20. Não sabem nem entendem, seus olhos estão fechados, seu coração se apascenta de cinza, não sabendo que fez uma abominação.

- Como Deus vê a idolatria e os idolatras?

Deus vê como “abominação”:
a) passar o filho pelo fogo;
b) adivinhador, agoureiros, feiticeiros, encantador, consultador de espíritos, ou espíritos familiar, consultador de espíritos de mortos. Deut. 18:9-14.
O Senhor não permitiu tal coisa, recomendou fugir da idolatria. I Cor 10:6-22; Apoc. 18:4.
A união com Cristo leva a separação e abandono da idolatria. Col. 3:1-11.
Ficarão de fora do reino de Deus os idolatras. Apoc. 22:15, 21:8.

São Paulo, São Paulo! És a maior capital do mundo. Vejo nas suas próprias canções as palavras do Apostolo Pedro cap. 2:17, Ex. Eu sou nuvem passageira que com o vento se vai (Belchior).
Mas estes como animais irracionais que segue a Natureza, feitos para serem presos e mortos, blasfemando do que não entendem, perecerão na sua corrupção. A alegria escaldante, as luzes ofuscantes, traz a si, a motivação da desnutrição moral e espiritual, segundo os deleites das suas natureza nas vozes musicais das discotecas.
Nos seus carnavais seus olhos estão cheios de adultério e embriagues, nas casas lotéricas parece até um açougue, cheios de corações exercitados na altivez da avareza, os quais deixando o caminho direito erram seguindo o caminho de Balaão filho de Bosor, que amou o premio da injustiça.
Por isto, o povo sobrepuja na altitude de sua Tecnologia, no esforço extraordinário da Sociologia, só nos resta voltarmos nossos olhos para a Arqueologia, que nos deixou o exemplo para nós no presente século XX.

Suas dissoluções são as dos sodomitas, no mundo dos efeminados, dos parricidas, matricidas, devassos travestis, vivendo ímpiamente no mundo do homossexualismo.
Das luzes modeladas em variedades de cores, enfeitando o mundo obscuro em que estão vivendo, parecendo às explosões radioativas, que se sucedia na destruição de Sodoma e Gomorra, deixando sempre uma estátua, no mundo do crime, ora no mundo da depravação moral.

Oh! São Paulo! Quem será o Ló da Sodoma (Moderna) atual?

Quais seriam as intercessões dos Abraões, junto ao Senhor dos céus e da terra.

Onde aparecerá o grande religioso?

Onde estará o chamado mestre da religião?

Porque farão de vós negócio com palavras fingidas sobre os quais virá repentina destruição. Porque se Deus não perdoou aos anjos que pecaram, mas havendo-os lançados no inferno; os entregaram as cadeias da escuridão ficando reservado para o juízo eterno.

Por isto, povo de São Paulo;

Desperta-te, desperta que o Senhor vem! E o cajado estará nas suas mãos; vista tua alma das Vestes Nupcial, pois o esposo vem.

Prepara-te para encontrares com o teu Deus, porque seus ídolos são abomináveis aos seus olhos e o Senhor destruirá com o Esplendor da sua glória.

Ó vós todos os que tendes sede vinde às águas, porque estas são as palavras do Senhor. Levanta-te, resplandece para que apareça a tua luz e a gloria do Senhor nasça em ti e vós todos possam dizer a uma só boca – Maranata.

Professor/Pedagogo: Ademil Antonio Brunholi - 1980


Um comentário:

  1. Muito maravilhosa a parte sobre ( idolatria ) ajudou muito nos conhecimentos e trabalhos. SHALON... BEIJO NO CORAÇÃO.

    ResponderExcluir

Quem sou eu

Minha foto
Olimpia, São Paulo, Brazil
Nasc em Olimpia/SP, Professor de Matematica,Pós Graduado em Matemática, Pedagogia,dezenas de curso educacionais,porem,Amor, bondade, humildade são minhas virtudes, as quais eu louvo ao Senhor que me fez seguidor e praticante do Evangelho de Jesus Cristo há 41 anos, casado, 59 anos,