segunda-feira, 14 de setembro de 2009

TEOLOGIA DO ESPIRITO SANTO


I. BATISMO NO ESPÍRITO SANTO


1. Quando se recebe o Espírito Santos?

Recebestes vós já o Espírito Santo quando crestes? Atos 19:2 vemos por meio de uma afirmação que é, no momento que se crê.


2. Como se recebe o Espírito Santo?

O apóstolo Paulo responde a esta pergunta na carta aos GL. 3:2; Recebeste o Espírito pela pregação, ou pelas obras da lei. Quer dizer que a pregação do Evangelho vem acompanhada do Espírito Santo.


3. O que é então o batismo com Espírito Santo?

Batismo que dizer imersão, e, portanto o que vem com a pregação do evangelho é a fé, Rm. 10:17. Portanto, batismo com o Espírito Santo é, a fé imergida pela pregação para crer em Jesus Cristo, Mt. 16:16- 17.


4. O que é nascimento do Espírito?

Segundo o apóstolo João: aquele mediante a fé, que opera crer que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, o qual nos torna filhos de Deus, gerados pelo evangelho, e não da carne, conforme Gl. 3:7; Jo. 1:12; I Pe. 1:3: Ef. 2:19 e I Jo. 5:1.


5. O que é promessa do Espírito?

Primeiro Deus anunciou o Evangelho a Abraão dizendo: em ti serão benditas todas as nações, isto foi à promessa: Gl. 3:8.

a. Cristo foi feito maldição, para que a benção de Abraão chegasse até aos gentios, Gl. 3:13-14.

b. A promessa do espírito é pela fé, por Jesus Cristo, Gl. 3:14.

c. Assim, sendo, a promessa do Espírito é a justificação pela fé, em Cristo, são unidos judeus e gentios, Gl. 3:22-29.

d. Assim também como a circuncisão foi selo da justiça, Rm. 4:5- 11. Assim agora a fé é o selo da justiça de Deus, ou seja, selo da redenção, Ef. 1:13.

e. Portanto a promessa esta subdividida em três, a saber: (justiça-fé) - (doação-filho) – (herança – herdeiro); isto é, através da fé nos tornamos filhos e herdeiros de Cristo.




6. A promessa é condicional?

Sim. Segundo o apóstolo Pedro em At. 2:37 – 40. Ele afirma: arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em Jesus Cristo (nome), para perdão dos pecados, e receberá o dom do Espírito Santo.

7. Os efeitos proporcionados pela promessa da Fé?

Porque a lei do Espírito de Vida, em Cristo Jesus, me livrou do pecado e da morte, Rm: 8:2. Portanto nenhuma condenação há para os que estão em Cristo Jesus, Rm. 8: 1. Que não andam segundo a carne, mas segundo o espírito, 8:1b.

Pela graça, mediante a fé, somos salvo, Ef. 2:8; pela vencemos o mundo I JO 5:4. Aguardamos novos céus e nova terra, II Pe. 3:13. Os frutos da promessa: amor, Deus é amor, I JO. 4:7-8; justiça, Deus é justo, I JO 2:29, Santidade, Deus é Santos, I Pe. 1:16-17.

Professor Ademil Brunholi 01/05/1984. – Email = profademil@ig.com.br







II. NATUREZA DO ESPÍRITO SANTO

· Por que precisamos da sua plenitude, através da qual podemos vencer satanás, com isto, desfrutamos das experiências espirituais, pois é através do Espírito que Cristo se revela ao mundo, e opera com poder na sua igreja.

· Suas ações, como ensinar, interceder, não obstante ele raciocina, julga e compreende capaz de agir e sentir.


· Porque ele possui uma personalidade e somente em uma pessoa encontramos os fatores determinantes da personalidade. Texto de Atos 5:3.

· São as qualidades divinas que ele possui: Espírito de Deus (I Cor 3:16): Espírito de Cristo (I Pe. 1:11); Espírito de Vida (Rm. 8:2): Espírito de Adoção (8:15); Consolador (Jô 14: 6); Espírito da Graça (Heb. 10:29); Espírito de Oração (Zc. 12:10); Espírito de Verdade (Jô. 16:13 13); Espírito de glória (I Pe. 4:14- Rm. 8:18).

· Aquele que mantém uma relação especial com o Pai.
· Aquele que tem a função de glorificar o Filho.
· Aquele que proporciona vida.
· Aquele que testifica que somos filhos de Deus.
· Aquele que tem a função de consolar.
· Aquele que revela a graça salvadora de Deus.
· Aquele que intercede por nós.
· Aquele que testifica do filho, em especial testificar da verdade.
· Aquele que sofre os vitupérios, conseqüentemente resultará na gloria da redenção.
· Fogo – Vento - Água – Rio da Vida – Chuva - Pomba.
Fogo – representa a santidade. Vento – é como o sopro de Deus. Água elemento essencial á vida. Rio da Vida-para saciar a alma sedenta. Chuva – representa a suavidade. Pomba – aquele que se entristece facilmente.

· Apresenta-nos como uma pessoa, possuindo nomes, personalidade divina. (Ef. 4:30; Jô. 14:16; Rm. 8:26; At. 16:6-7; Jô 15:26).
· O titulo é Espírito de verdade, o qual tem função de testificar da verdade e o ministério de ensinar.
· Onisciência - Onipresença - Onipotência-Intelecto-Sensibilidade-Volição

III. O ESPÍRITO SANTO NO VELHO TESTAMENTO

· Há muitas vezes, setenta e uma vezes. Seu exercício era o de conceder vida. O livro que mais mencionava é Isáias. O agente da regeneração é o Espírito. O Espírito Santo contendia, insistia, pelejava com o pecador.

· O texto de Gen. 41:38: Somente o Espírito Santo. Bezaleel: Êxodo 31:1- 6; 35:30-35.

· Segundo as escrituras suas capacidades vinham do poder extraordinário do Espírito Santo. Foi por ele impulsionado e impelido pelo Espírito do Senhor (o que pode fazer um homem cheio do Espírito Santo). Porque o Espírito santo transformou-o em um outro homem, e que também lhe ungiu, I Sm. 10:6.


· Davi reconheceu que fora a unção do Espírito Santo declarando no Salmo 51:11.

· A época de expressão máxima do Espírito foi no período dos profetas. Que as profecias não foram produzidas por vontade humana, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo, II Pe. 1:21. * O profeta que predisse sobre o derramamento do Espírito Santo foi o profeta Joel 2:28 – 29.



IV. O ESPÍRITO SANTO NO NOVO TESTAMENTO

· No novo testamento é mais ampla devida a sua manifestação na Vida, no Ministério de Jesus e na Igreja por ele estabelecido.

· Os dois homens do Novo testamento que foram cheios do Espírito foram: Zacarias e Simeão.

· A referência do nascimento virginal, Lc. 1:26-45.

· Jesus após ser batizado por João Batista, ao sair da água, o céu se abrem e o Espírito Santo pousa sobre a cabeça de Jesus em forma corpórea. Esta era a instrução: sobre aquele a quem vires descer o Espírito Santo, este é o que batiza com o Espírito Santo.

· Os demônios fugiram, como do gadareno, a lepra desapareceu, como aqueles dez leprosos, cegos enxergaram, como Bartimeu; surdos ouviram, como o de Decápolis, a natureza como lhe obedeceu como a tempestade, as águas como que se solidificaram aos pés, como também a própria morte, como Ex. Lázaro, a filha de Jairo, e o filho da viúva.

· Esta em Atos 1:5 eram 120 discípulos, aguardando a descida do Espírito, o qual entrou como um vento veemente e todos foram cheios do Espírito Santo, começaram a falar noutras línguas conforme o Espírito lhe concedia que falasse.

· Os atos do Espírito Santo: Ação, Atuação, Operação do Espírito Santo. O Espírito Santo está presente, alias, esteve, suprindo-lhe do poder necessários. O Espírito Santo exercerá maior plenitude do seu ministério será no Milênio (mil anos). Anelar pela presença do Espírito Santo em nossas vidas, a fim de conseguirmos êxito em nossa vida e em nosso ministério, que ele possa nos envolver com sua poderosa presença. Amém. 04/07/1983.



V. O ESPÍRITO SANTO OPERANDO NO CRENTE

· A primeira operação é fazê-lo sentir a necessidade do Salvador. O Pai atrai os pecadores a si, através do Espírito Santo. Convence da justiça, do juízo e do pecado. Jô. 15:8-9; Jô. 16:8 – 10,

· Sendo convencido do pecado, justiça e juízo, o pecador precisa ser regenerado. A expressão significa: o estado do homem natural na imundície da carne, morto espiritualmente, precisando receber vida, isto é, Nascer do Espírito, tornando-o apto para viver para Deus.

· É tratado no capitulo 08 de Romanos. Os dois aspectos são: Espírito e Vida. As duas naturezas antagônicas são: morte a lei do pecado. O batizador é o próprio Senhor Jesus Cristo, e o elemento em que é imerso o Espírito Santo. A causa primária que conseqüentemente leva a morte é o homem cair no pecado.

· A maior operação do Espírito Santo no arrebatamento referente aos salvos será: Ressurreição dos mortos e Transformação dos vivos, em Corpos glorificados e gloriosos como o do Senhor Jesus.


VI. O MINISTÉRO DO ESPÍRITO SANTO

· Conforme João 14:16-17, consolador que habita no crente é o Espírito Santo.

· A missão principal do Espírito Santo, habitando em nossos corações é exaltar e glorificar Jesus como está escrito: há de receber do que é meu, e vo-lo há de anunciar.

· Segundo Jo. 16:13, denota-se uma facilidade em errar o caminho, por isso é que necessitamos de um guia, e esse guia é o Espírito Santo.

· O sentido de Jo. 14 –16, aplicado no termo Consolador, expressa: Advogado, alguém para estar ao nosso lado, confortando.

· É necessário que o cristão dê lugar, isto é, oportunidade para o Espírito Santo operar, tornando reais os privilégios e direitos de filhos de Deus.

· Na vida de oração o Espírito Santo primeiramente intercede por nós, porque nós não sabemos orar e pedir como convém.

· O aspecto especial na obra intercessora do Espírito Santo é Ele que segundo Deus intercede pelos santos. Pois estaremos orando segundo Deus.



VII. O BATISMO NO ESPÍRITO SANTO

· O profeta do V.T. conhecido como o profeta do pentecostes (penta – cinqüenta dias após a colheita); foi Joel.

· A profecia: porque derramarei água sobre o sedento e rios sobre a terra, Is. 44:3.

· Antes de Jesus, o profeta João predisse que Jesus batizaria com Espírito Santo e com fogo.

· A promessa de Jesus em Lc. 24, e At. 1; diz que eles seriam batizados no Espírito Santo e que receberiam poder ao vir sobre eles o Espírito Santo.

· O Espírito Santo caiu sobre eles no dia de pentecostes, pela manhã, terceira hora do dia, 2:15.

· O fato que marcou espetacularmente o dia de pentecostes foi os discípulos falarem em línguas conforme o Espírito lhes concedia que falassem.

· Segundo as palavras do apóstolo Pedro, está prometido para: vós; a vossos filhos, e a todos quantos estão longes e tantos quantos Deus nosso Senhor chamar, At. 2:39.

· O termo derramamento sugere: algo que vem de cima, em abundância, figura de chuva indicando refrigério e a benção que o Espírito proporciona.

· A diferença entre a ocasião e natureza, é que o Espírito através do novo nascimento transmite vida divina, concedendo-lhe nova natureza com a regeneração espiritual.

· Ref. Bíblicas; Jô. 13:10-11; Jô. 15:3; Lc. 10:20; Jô. 20:22; At. 8:5-12; At. 19:1-7.

· O principal propósito do Espírito Segundo At. 1:8 e 4:31-33, é o de nos tornar verdadeiras Testemunhas de Jesus Cristo, até aos confins da terra.


Professor: Ademil Antonio Brunholi. – 1983 / Email = profademil@ig.com.br



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Olimpia, São Paulo, Brazil
Nasc em Olimpia/SP, Professor de Matematica,Pós Graduado em Matemática, Pedagogia,dezenas de curso educacionais,porem,Amor, bondade, humildade são minhas virtudes, as quais eu louvo ao Senhor que me fez seguidor e praticante do Evangelho de Jesus Cristo há 41 anos, casado, 59 anos,