sábado, 13 de junho de 2009

EXEMPLO

“A Fonte da Verdadeira Sabedoria”

Texto Áureo: Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não lança em rosto, e ser-lhe-á concedida. (Tiago 1:5)

Objetivo: - Mostrar Deus como fonte da verdadeira sabedoria e a fé no Senhor como principio da sabedoria.

Introdução: A lição é extraída do livro de Jó.

O livro em si é provavelmente o mais antigo de toda a Bíblia, escrito possivelmente durante o tempo de Abraão, precedendo assim, em muitos anos, a época de Moises. Jó era descendente de Sem, e vivia em um lugar chamado “Uz”. Ele viveu 240 anos.

Quanto ao caráter, Jó era perfeito e reto. Temia a Deus e se desviava do mal (Jó 1:1); tinha 7 filhos e 3 filhas (Jó 1:2); era um rico proprietário de terras, possuindo 7000 ovelhas, 3000 camelos, 500 juntas de bois, 500 mulas e um grande numero de pessoas a seu serviço (Jó 1:3). Quanto à reputação, era tido como o maior de todos os homens do Oriente (Jó 1:3); mas satanás tinha-lhe ódio por sua lealdade a Deus.

Neste livro, vemos revelados de maneira dramática o problema do sofrimento humano, pois aqui se achava um homem tido como um dos três mais retos da Historia (Ezequiel 14:14, sendo os outros dois, Noé e Daniel), e, todavia foi reduzido a mais extrema pobreza material e aflição física. Do mais profundo de sua angustia, porem, ele deu conselhos aos que sofrem em nossos dias, e nossa lição fala do uso da sabedoria para se enfrentar todos os problemas.

Definições das palavras “sabedoria”, “conhecimento” e “entendimento”.

Segundo o dicionário:

· “Conhecimento” refere-se a estar familiarizado com os fatos, ou o estado de estar a par de algo, para que se possa dizer: “chegou ao meu conhecimento”.

· “Entendimento” refere-se à capacidade de compreender, o poder de formar opiniões razoáveis, e explicar as razões de certos fatos.
· “Sabedoria” refere-se à capacidade de fazer uso do conhecimento. Vamos dar um exemplo: sei que os tratamentos radioativos são bons para certas doenças; não compreendo como ou porque – mas se eu tiver uma doença dessa espécie, seria sábio fazer uso desses tratamentos.

Este é o significado de Tiago 3:13: Quem entre vós é sábio e entendido? A resposta surge então em Tiago 3:17: A sabedoria, porém, lá do alto, é primeiramente pura; depois pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.

1. Aceitação do Ensino:

Para aprender a sabedoria, e o ensino; para entender as palavras de inteligência; para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo, e a equidade. (Provérbios 1:2-3)

__ “Uma pessoa realmente sábia ou competente irá disciplinar-se de forma a poder discernir palavras de entendimento, para que possa ser prudente, com base na experiência de outrem, ao fazer aquilo que é certo e ao chegar à decisão correta”. Em outras palavras, um homem sábio não ira precipitar-se em tirar conclusões sem obter toda a evidencia possível, agindo a seguir retamente, baseado nessas evidencias.

2. Apresentação do Ensino:

Para dar aos simples prudência, e ao jovem conhecimento e bom siso. (Provérbios 1:4)

__ Tal pessoa sábia pode transmitir discrição aos jovens e inexperientes, para que eles também possam agir prudentemente.

3. Apreciação do Ensino:

Ouça o sábio e cresça em prudência; e o entendido adquira habilidade para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios. O temor do Senhor é o principio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. (Provérbios 1:5-7)

__ Somente o vaidoso, cheio de confiança em si mesmo, se considera acima de qualquer ensinamento. A prontidão em aprender é uma característica do verdadeiro sábio.

4. Onde Encontrar a Sabedoria:

Donde, pois vem à sabedoria, e onde está o lugar do entendimento? (Jó 28:20)

__ Nenhuma riqueza pode comprar a sabedoria. A sabedoria espiritual ou conhecimento parecem consistir na vontade de fazer aquilo que é claramente revelado como sendo à vontade de Deus.

5. Nenhum ser Vivente pode Responder:

Está encoberta aos olhos de todo vivente e oculta as aves do céu. (Jó 28:21)

__ Os que buscam ansiosamente outras coisas: o mineiro no fundo da terra, o falcão nos ares, o mergulhador no oceano, o mercador no mercado, jamais deparam com a sabedoria.

6. A Destruição e a Morte não podem Responder:

O abismo e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama. (Jó 28:22)

__ A palavra “morte” aqui é “Sheol”, o mundo inferior onde estão reunidos os mortos. O sentido aqui é que essas regiões profundas tinham simplesmente ouvido rumores a respeito da sabedoria, mas não compreenderam do que se tratava e o seu sentido não lhes seria revelado.

7. Deus a Conhece:

Deus lhe entende o caminho, e ele é quem sabe o seu lugar. Porque ele perscruta até as extremidades da terra, vê tudo o que há debaixo dos céus. (Jo 28:23-24)

__ Deus é onisciente, isto é, Ele compreende tudo, sabe tudo, e certamente possui sabedoria para avaliar com certeza todas as coisas. Desde que a sabedoria esta ligada ao uso do conhecimento e do entendimento, Deus pode então observar toda vasta expansão da Sua criação e notar os resultados do uso sábio de Seu conhecimento e poder.

8. Deus a Prepara:

Quando regulou o peso do vento e fixou a medida das águas; quando determinou leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovoes; então viu ele a sabedoria e a manifestou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou. (Jó 28:25-27)

__ Os cientistas da época de Jó nada sabiam a respeito do peso do ar ou do vento, mas Deus sabia. Aqueles cientistas nada conheciam da gravidade especifica e do peso da água. Não tinham ouvido falar das correntes de ar que controlam a distribuição das nuvens para causar chuva. (Veja Jó 38:25-27 e Eclesiastes 11:3-4). Os cientistas observavam esses fenômenos da vida diária, porem não tinham explicação para eles; Deus, porem, pode indicá-los e extrair deles a conclusão de que era necessário existir um Deus de grande sabedoria para fazer com que todas essas coisas se harmonizassem perfeitamente.

9. Deus a Revela ao Homem:

E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento. (Jó 28:28) Provérbios 1:7; 14:27; 15:33; 19:23.

__ A verdadeira sabedoria esta ligada a uma adoração a Deus e uma inteira submissão a Ele.

10. Aplicação da Lição:

Temos, por exemplo, a escolha da sabedoria feita por Salomão – uma escolha que agradou a Deus. Disse-lhe Deus: Já que pediste esta cousa, e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e entendido de maneira que antes de ti não houve igual, nem depois de ti haverá. Também até o que me não pediste eu te dou, assim riquezas como gloria, que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias. (I Reis 3:11-13)

Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar. (I reis 4:29)

Em Provérbios 8:11 Lemos: Porque melhor é a sabedoria do que jóias. Em Provérbios 16:16: Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! Em Eclesiastes 9:18: Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra. Como é elevada a apreciação de Deus pela sabedoria!

Lemos então em Provérbios 11:30: O que ganha almas é sábio.

Observando essas coisas do ponto de vista do sucesso espiritual, os grandes prêmios serão certamente concedidos aos que fizerem o trabalho mais importante. Como a obra mais importante a Seu favor é a de ganhar almas, então, um sinal de sabedoria será procurar distinguir-se nesse sentido.

Professor: Ademil Antonio Brunholi Março/2009-03-23

E-mail: profademil@ig.com.br

Salário

Ministros, Servos, Discípulos, .......

Texto Áureo: A quem anunciamos, admoestando a todo homem, e ensinando a todo homem em toda a sabedoria; para que apresentemos todo homem perfeito em Jesus Cristo. (Col. 1:28)

Mat. 20:17-28 – O pedido da mãe dos filhos (João e Tiago) de Zebedeu.

Então Jesus, chamando-os para junto de si, disse: bem sabeis que pelos príncipes dos gentios são estes dominados, e que os grandes exercem autoridades sobre eles.

Não será assim entre vós; mas todo aquele que quiser entre vós fazer-se grande seja vosso serviçal.

E qualquer que entre vós quiser ser o primeiro seja vosso servo.

Prezado leitor, que reflexão nos leva este texto, em relação aos líderes, pastores, obreiros, padres, etc, religiosos de hoje?

- O que você diz dos seguidores, são estes dominados ou dominam?

- Os lideres, vivem a serviço da comunidade ou exercem autoridade sobre eles? 20:26

- São eles vossos servos, como ordenou Jesus? Ou estão sendo servidos por vós? 20:27

Estão eles a serviço do Evangelho? Apesar do relato do apostolo Paulo, que de uma ou outra forma o Evangelho deva ser pregado. FIL. 1:15-18

Quero dizer, estão eles preocupados em apresentá-los diante de Cristo, como a NOIVA esperada, sem MÁCULA e sem RUGA, mas santa e irrepreensível? Ef. 5:27
Atentemos para a Palavra de Deus, dita por Jesus Cristo, Filho do Deus vivo, que há de julgar vivos e mortos.

Mateus 10 – A missão dos setenta

Mas ide antes as ovelhas perdidas de Israel; e indo, pregai, dizendo: É chegado o reino dos céus.
Curai os enfermos, limpai os leprosos, ressuscitai os mortos, expulsai os demônios; de graça recebestes, de graça daí.

Não possuais ouro, nem prata, nem cobres, em vossos cintos, nem alforjes para o caminho, nem duas túnicas, nem alparcas, nem bordão; porque digno é o operário do seu alimento (não salário). Mat. 10:1-42.

Discurso de Paulo aos Anciãos da Igreja de Éfeso: (em Mileto) Atos 20:17-38

Vós bem sabeis, desde o primeiro dia em que entrei na Ásia, como em todo esse tempo me portei no meio de vós. Servindo ao Senhor com toda a humildade, e com muitas lagrimas e tentações, que pelas ciladas dos judeus me sobreviera.

Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.

__ Olhai por vós, e por todo o rebanho sobre que o Espírito Santo vos constituiu bispos, para apascentardes a igreja de Deus, que ele resgatou com seu próprio sangue.
Porque eu sei isto, que, depois da minha partida, entrarão no meio de vós lobos cruéis, que não perdoarão o rebanho.
__ E que dentre vós mesmos se levantarão homens que falarão coisas perversas, para atraírem os discípulos após si.
__ De ninguém cobicei a prata, nem o ouro, nem o vestido. Vós mesmos sabeis que para o que me era necessário a mim, e aos que estão comigo, estas mão me serviram. Atos 20:17-38

Note o leitor, que em nenhum momento Paulo diz, que o Senhor Revelou ou estar Profetizando. E sim através da experiência e conhecimento dos próprios irmãos.
“Importante salientar o exemplo do apostolo para os atuais missionários, obreiros, conferencistas, bandas instrumentais e cantores evangélicos de hoje”. Seguindo fiel o ensinamento dado aos apóstolos como anteriormente lemos em Mateus 10.

__ Vejamos agora o que acontece na igreja de Éfeso, por ocasião Timoteo é o pastor. I Tim 1:3-7; 6:3-

Como te roguei, quando parti para a Macedônia, que ficasses em Éfeso, para advertires a alguns, que não ensinem outras doutrina.
Nem se dêem a fábulas ou a genealogias intermináveis que mais produzem questões do que edificação de Deus, que consiste em fé, assim o faço agora.
Ora o fim do mandamento é a caridade de um coração puro, e de uma boa consciência, e de uma fé não fingida.
Do que se desviando alguns, se entregaram a vãs contendas.
Querendo ser doutores da lei, e não entendendo nem o que dizem nem o que afirmam.
Se alguém ensina alguma outra doutrina, e não se conforma com as sãs palavras de nosso Senhor Jesus Cristo, e com a doutrina que é segundo a piedade, é soberbo, e nada sabe, mas delira acerca de questões e contendas de palavras, das quais nascem invejas, porfias, blasfêmias, ruins suspeitas, contendas de homens corruptos de entendimento, e privados da verdade, cuidando que a piedade seja causa de ganho; aparta-te dos tais.

Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes. Mas os que querem ser ricos caem em tentações e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína.
Porque o amor do dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se transpassaram a si mesmos com muitas dores.

Podemos ver o cumprimento do que disse o apostolo aos anciãos de Éfeso por ocasião no discurso em Mileto de Atos 20.

Olhando para este contexto histórico e profético, e comparando com a realidade religiosa de hoje, podemos dizer que esta palavra se cumpre em nossos dias?

As palavras que ouvimos, tais como igreja é negócio, não é um escândalo?

A própria multiplicidade de igrejas e doutrinas não é uma redundância de escândalos?

O comportamento, objetivos, pregações e ensinamentos dos pregadores estão de acordo com a doutrina de nosso Senhor Jesus Cristo e dos apóstolos?

Vejamos algumas recomendações do apostolo Paulo:

Mando-vos, porem, irmãos, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo, que vos aparteis de todo o irmão que andar desordenadamente, e não segundo a tradição que de nós recebeu.

Porque vós mesmos sabeis como convém imitar-nos, pois que não nos houvemos desordenadamente entre vós.

Nem de graça comemos o pão de homem algum, mas com trabalho e fadiga, trabalhando noite e dia, para não sermos pesados a nenhum de vós. II Tess 3:6-15

Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundancia; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundancia, como padecer necessidade. Posso todas as coisas naquele que me fortalece.
Porque também uma ou outra vez me mandastes o necessário a Tessalonica.

Porque muitos há, dos quais muitas vezes vos disse, e agora também digo, chorando, que são inimigos da cruz de Cristo. Cujo fim é a perdição; cujo Deus é o ventre; cuja glória é para confusão deles, que só pensam nas coisas terrenas. Fil. 3:18-19 e 4:10-19.

Filhinho é já a ultima hora; e, como ouvistes que vem o anticristo, também agora muitos se tem feito anticristo; por onde conhecemos que é já ultima hora. Estas coisas vos escrevi acerca dos que vos enganam. I João 2:18-29

__ Toda Escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça; para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda boa obra. (II Tim 3:16-17)

Em tudo te dá, por exemplo, de boas obras;

__ Na doutrina mostra incorrupção, gravidade, sinceridade;
Linguagem sã e irrepreensível, para que o adversário se envergonhe, não tendo nenhum mal que dizer de nós.
Exorta aos servos a que se sujeitem a seus senhores e em tudo agradem, não contradizendo.
__ Não defraudando, antes mostrando toda boa lealdade, para que em tudo sejam ornamento da doutrina de Deus nosso Salvador.

Fiel é a palavra, e isto quero que deveras afirmes, para que os que crêem em Deus procurem aplicar-se “as boas obras; estas coisas são boas e proveitosas aos homens. Tito 2:7 e 3:8”.
Abstende-vos de toda aparência do mal. I Tess. 5:22

__ Olhai por vós mesmos, para que não percamos o que temos ganho, antes recebamos o inteiro galardão.
__ Todo aquele que prevarica, e não persevera na doutrina de Cristo, não tem a Deus; quem persevera na doutrina de Cristo, esse tem tanto o Pai como ao Filho.

Se alguém vem ter convosco, e não traz esta doutrina, não o recebais em casa, nem tão pouco o saudeis.
Porque quem o saúda tem parte nas suas más obras. III João 1:8-12

Ademil A. Brunholi –
E-mail: profademil@ig.com.br 22/02/2009

Quem sou eu

Minha foto
Olimpia, São Paulo, Brazil
Nasc em Olimpia/SP, Professor de Matematica,Pós Graduado em Matemática, Pedagogia,dezenas de curso educacionais,porem,Amor, bondade, humildade são minhas virtudes, as quais eu louvo ao Senhor que me fez seguidor e praticante do Evangelho de Jesus Cristo há 41 anos, casado, 59 anos,