sábado, 13 de junho de 2009

EXEMPLO

“A Fonte da Verdadeira Sabedoria”

Texto Áureo: Se, porém, algum de vós necessita de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e não lança em rosto, e ser-lhe-á concedida. (Tiago 1:5)

Objetivo: - Mostrar Deus como fonte da verdadeira sabedoria e a fé no Senhor como principio da sabedoria.

Introdução: A lição é extraída do livro de Jó.

O livro em si é provavelmente o mais antigo de toda a Bíblia, escrito possivelmente durante o tempo de Abraão, precedendo assim, em muitos anos, a época de Moises. Jó era descendente de Sem, e vivia em um lugar chamado “Uz”. Ele viveu 240 anos.

Quanto ao caráter, Jó era perfeito e reto. Temia a Deus e se desviava do mal (Jó 1:1); tinha 7 filhos e 3 filhas (Jó 1:2); era um rico proprietário de terras, possuindo 7000 ovelhas, 3000 camelos, 500 juntas de bois, 500 mulas e um grande numero de pessoas a seu serviço (Jó 1:3). Quanto à reputação, era tido como o maior de todos os homens do Oriente (Jó 1:3); mas satanás tinha-lhe ódio por sua lealdade a Deus.

Neste livro, vemos revelados de maneira dramática o problema do sofrimento humano, pois aqui se achava um homem tido como um dos três mais retos da Historia (Ezequiel 14:14, sendo os outros dois, Noé e Daniel), e, todavia foi reduzido a mais extrema pobreza material e aflição física. Do mais profundo de sua angustia, porem, ele deu conselhos aos que sofrem em nossos dias, e nossa lição fala do uso da sabedoria para se enfrentar todos os problemas.

Definições das palavras “sabedoria”, “conhecimento” e “entendimento”.

Segundo o dicionário:

· “Conhecimento” refere-se a estar familiarizado com os fatos, ou o estado de estar a par de algo, para que se possa dizer: “chegou ao meu conhecimento”.

· “Entendimento” refere-se à capacidade de compreender, o poder de formar opiniões razoáveis, e explicar as razões de certos fatos.
· “Sabedoria” refere-se à capacidade de fazer uso do conhecimento. Vamos dar um exemplo: sei que os tratamentos radioativos são bons para certas doenças; não compreendo como ou porque – mas se eu tiver uma doença dessa espécie, seria sábio fazer uso desses tratamentos.

Este é o significado de Tiago 3:13: Quem entre vós é sábio e entendido? A resposta surge então em Tiago 3:17: A sabedoria, porém, lá do alto, é primeiramente pura; depois pacífica, indulgente, tratável, plena de misericórdia e de bons frutos, imparcial, sem fingimento.

1. Aceitação do Ensino:

Para aprender a sabedoria, e o ensino; para entender as palavras de inteligência; para obter o ensino do bom proceder, a justiça, o juízo, e a equidade. (Provérbios 1:2-3)

__ “Uma pessoa realmente sábia ou competente irá disciplinar-se de forma a poder discernir palavras de entendimento, para que possa ser prudente, com base na experiência de outrem, ao fazer aquilo que é certo e ao chegar à decisão correta”. Em outras palavras, um homem sábio não ira precipitar-se em tirar conclusões sem obter toda a evidencia possível, agindo a seguir retamente, baseado nessas evidencias.

2. Apresentação do Ensino:

Para dar aos simples prudência, e ao jovem conhecimento e bom siso. (Provérbios 1:4)

__ Tal pessoa sábia pode transmitir discrição aos jovens e inexperientes, para que eles também possam agir prudentemente.

3. Apreciação do Ensino:

Ouça o sábio e cresça em prudência; e o entendido adquira habilidade para entender provérbios e parábolas, as palavras e enigmas dos sábios. O temor do Senhor é o principio do saber, mas os loucos desprezam a sabedoria e o ensino. (Provérbios 1:5-7)

__ Somente o vaidoso, cheio de confiança em si mesmo, se considera acima de qualquer ensinamento. A prontidão em aprender é uma característica do verdadeiro sábio.

4. Onde Encontrar a Sabedoria:

Donde, pois vem à sabedoria, e onde está o lugar do entendimento? (Jó 28:20)

__ Nenhuma riqueza pode comprar a sabedoria. A sabedoria espiritual ou conhecimento parecem consistir na vontade de fazer aquilo que é claramente revelado como sendo à vontade de Deus.

5. Nenhum ser Vivente pode Responder:

Está encoberta aos olhos de todo vivente e oculta as aves do céu. (Jó 28:21)

__ Os que buscam ansiosamente outras coisas: o mineiro no fundo da terra, o falcão nos ares, o mergulhador no oceano, o mercador no mercado, jamais deparam com a sabedoria.

6. A Destruição e a Morte não podem Responder:

O abismo e a morte dizem: Ouvimos com os nossos ouvidos a sua fama. (Jó 28:22)

__ A palavra “morte” aqui é “Sheol”, o mundo inferior onde estão reunidos os mortos. O sentido aqui é que essas regiões profundas tinham simplesmente ouvido rumores a respeito da sabedoria, mas não compreenderam do que se tratava e o seu sentido não lhes seria revelado.

7. Deus a Conhece:

Deus lhe entende o caminho, e ele é quem sabe o seu lugar. Porque ele perscruta até as extremidades da terra, vê tudo o que há debaixo dos céus. (Jo 28:23-24)

__ Deus é onisciente, isto é, Ele compreende tudo, sabe tudo, e certamente possui sabedoria para avaliar com certeza todas as coisas. Desde que a sabedoria esta ligada ao uso do conhecimento e do entendimento, Deus pode então observar toda vasta expansão da Sua criação e notar os resultados do uso sábio de Seu conhecimento e poder.

8. Deus a Prepara:

Quando regulou o peso do vento e fixou a medida das águas; quando determinou leis para a chuva e caminho para o relâmpago dos trovoes; então viu ele a sabedoria e a manifestou; estabeleceu-a, e também a esquadrinhou. (Jó 28:25-27)

__ Os cientistas da época de Jó nada sabiam a respeito do peso do ar ou do vento, mas Deus sabia. Aqueles cientistas nada conheciam da gravidade especifica e do peso da água. Não tinham ouvido falar das correntes de ar que controlam a distribuição das nuvens para causar chuva. (Veja Jó 38:25-27 e Eclesiastes 11:3-4). Os cientistas observavam esses fenômenos da vida diária, porem não tinham explicação para eles; Deus, porem, pode indicá-los e extrair deles a conclusão de que era necessário existir um Deus de grande sabedoria para fazer com que todas essas coisas se harmonizassem perfeitamente.

9. Deus a Revela ao Homem:

E disse ao homem: Eis que o temor do Senhor é a sabedoria, e o apartar-se do mal é o entendimento. (Jó 28:28) Provérbios 1:7; 14:27; 15:33; 19:23.

__ A verdadeira sabedoria esta ligada a uma adoração a Deus e uma inteira submissão a Ele.

10. Aplicação da Lição:

Temos, por exemplo, a escolha da sabedoria feita por Salomão – uma escolha que agradou a Deus. Disse-lhe Deus: Já que pediste esta cousa, e não pediste longevidade, nem riquezas, nem a morte de teus inimigos; mas pediste entendimento, para discernires o que é justo; eis que faço segundo as tuas palavras: dou-te coração sábio e entendido de maneira que antes de ti não houve igual, nem depois de ti haverá. Também até o que me não pediste eu te dou, assim riquezas como gloria, que não haja teu igual entre os reis, por todos os teus dias. (I Reis 3:11-13)

Deu também Deus a Salomão sabedoria, grandíssimo entendimento e larga inteligência como a areia que está na praia do mar. (I reis 4:29)

Em Provérbios 8:11 Lemos: Porque melhor é a sabedoria do que jóias. Em Provérbios 16:16: Quanto melhor é adquirir a sabedoria do que o ouro! Em Eclesiastes 9:18: Melhor é a sabedoria do que as armas de guerra. Como é elevada a apreciação de Deus pela sabedoria!

Lemos então em Provérbios 11:30: O que ganha almas é sábio.

Observando essas coisas do ponto de vista do sucesso espiritual, os grandes prêmios serão certamente concedidos aos que fizerem o trabalho mais importante. Como a obra mais importante a Seu favor é a de ganhar almas, então, um sinal de sabedoria será procurar distinguir-se nesse sentido.

Professor: Ademil Antonio Brunholi Março/2009-03-23

E-mail: profademil@ig.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Olimpia, São Paulo, Brazil
Nasc em Olimpia/SP, Professor de Matematica,Pós Graduado em Matemática, Pedagogia,dezenas de curso educacionais,porem,Amor, bondade, humildade são minhas virtudes, as quais eu louvo ao Senhor que me fez seguidor e praticante do Evangelho de Jesus Cristo há 41 anos, casado, 59 anos,