segunda-feira, 14 de setembro de 2009

TEOLOGIA X BIBLIA

Trindade & Único

I. Jesus – homem e sua característica;

Texto: Isáias - Homem de dores, experimentado nos trabalhos, sem beleza e formosura, não fizemos dele caso algum.

Seu nome será maravilhoso, Deus forte, príncipe da paz.

Jesus comia e bebia com os pecadores, contrario aos preceitos da lei judaica. Experimentou todo tipo de descriminação, quer seja religiosa ou econômica e até mesmo de cidade (pode vir alguma coisa boa de Nazaré, Não é este o filho de José, cujo pai é carpinteiro, quem lhe ensinou estas coisas).

Paulo escreve: Não teve por usurpação querer ser igual a Deus, mas se submeteu à vontade do Pai.
Teve paixões e desejos carnais como qualquer um de nós.

Jesus é conhecido quanto à carne. Teve fome quando foi tentado, teve sede quando pediu água a mulher samaritana


II. Jesus – se apresenta como Deus;

Na região da sombra e da morte, brilhou uma grande luz.

Será chamado Emanuel “Deus Conosco”.

Os pastores disseram, na cidade de Davi nasceu o Messias (o prometido).

Quem pode perdoar pecado senão Deus, (cura do paralítico).

Jesus acalma a tempestade, amaldiçoa a figueira, quem tem poder sobre a natureza.

Violação do sábado, ou seja, os homens respeitam mais o dia que o Senhor que o criou. (Eu criei o sábado para o homem e não o homem para o sábado). Aquele que estabeleceu as leis poderá muda-las, transforma-las ou revoga-las.

III. Jesus – se declara Deus;

No principio era o verbo, o verbo estava com Deus e o verbo era Deus.
Eu sou o pão da vida – referindo-se ao maná do deserto, comido pelos hebreus.
Eu sou o caminho a verdade e a vida – ninguém vai ao Pai senão por mim.
Eu sou a ressurreição e a vida quem crer em mim ainda que esteja morto viverá.
Eu sou a luz do mundo – quem me segue não andará nas trevas.
Eu sou o Alfa e o Omega – o principio e o fim.


IV. Conclusão:

O Evangelho ou as Epistolas de João é quem conta ou expressa sua divindade.

E o verbo se fez carne e habitou entre nós e vimos a sua glória.

A visita dos magos, suas ofertas reconhecendo sua divindade.

A transfiguração, Jesus revela o mundo espiritual, pós-morte.

O andar sobre as águas, quem no principio andou sobre as águas.

Didimo e Felipe, como os incrédulos – Jesus responde: estou a tanto tempo convosco e não me tendes conhecido, quem me vê, vê o Pai, crede ao menos pelas obras. Isto é, o Pai que está em realizando as obras.

Paulo diz: Jesus é o mistério que esteve oculto desde a fundação do mundo.

Deus encarnado, reconciliando consigo o mundo (homem).

Pedro diz: nós somos testemunhas oculares, falando da transfiguração.

Aquele a quem todo joelho se dobrara e toda língua o confessará.

Professor: Ademil A. Brunholi 2001-11-25


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Olimpia, São Paulo, Brazil
Nasc em Olimpia/SP, Professor de Matematica,Pós Graduado em Matemática, Pedagogia,dezenas de curso educacionais,porem,Amor, bondade, humildade são minhas virtudes, as quais eu louvo ao Senhor que me fez seguidor e praticante do Evangelho de Jesus Cristo há 41 anos, casado, 59 anos,