quinta-feira, 10 de setembro de 2009

O homem proclama, Deus convence

Jonas

Histórico:

Jonas – quer dizer (uma pomba)
Profeta do (Reino do Norte) de Israel – pois Israel estava dividido em Reino do Sul e Reino do Norte; cujo Rei é Jeroboão II
Natural de Gate-Hefer – norte de Nazaré uns 7 kilometros.

“Jonas é o único profeta do Velho Testamento com o qual Jesus se comparou diretamente”. Lucas 11:29-32.

A historia do profeta ficou como sinal.
Os fariseus se aproximando de Jesus pediram-lhe um sinal. Jesus respondeu-lhes: esta geração má e adultera pede um sinal, mas nenhum sinal lhe será dado senão o do profeta Jonas. Mateus 12:28-41

-- Objetivo – despertar a nação de Israel, povo de Deus, no sentido de cumprir sua tarefa missionária de proclamar o nome de Deus entre as nações, mas falhou por causa do seu patriotismo exagerado.

-- Mostrar a incredulidade de Israel – uma nação de gentios (Ninivitas - Assirios) se convertendo ao nome de Deus. Entretanto, Israel, sendo advertido tanta vezes, e por tantos profetas, continuava incrédulos a voz do Senhor, e transgredia as suas santas leis, entregando-se as praticas abomináveis comum entre as nações.

Lições importantes:

· aquele que é escolhido para uma determinada tarefa ou missão, ainda que não queira, fará.
· O Senhor é quem determina – o Senhor disse a Jonas: levanta-te e vai a grande cidade de Ninive e clama contra ela, porque a sua malicia subiu a minha presença.
· A palavra que o Senhor ordenou a Jonas que pregasse: ainda 40 dias e Ninive será destruída. (Jonas 3:1-10)
· A conversão começa no barco, os homens quando ouviu Jonas falar o nome de Elohim, Senhor do céu e da terra e do mar, temeram e rogaram a Jeová; e conclui com o decreto do Rei de Ninive, para que todos se cubram de sacos e cinzas e invoquem a Elohim para afastar a sua ira.
· A coragem, honestidade e integridade de Jonas, de reconhecer que o mal era devido a sua desobediência a Elohim é o Senhor.

Jesus disse aos fariseus: eis aqui esta quem é maior que Jonas.
O Senhor hoje diz a igreja: Eu sou o Senhor da igreja, Eu vos comprei com meu sangue (não o pastor ou dirigente); igreja também não tem maior ou menor, somos iguais perante Deus.

Não será o pastor responsável pela frieza da igreja, cuja mesma é devido à desobediência a sua palavra, o qual convém que se arrependam e se convertam de suas más ações e atitudes.
Exemplo disto vejamos as cartas enviadas as 7 igrejas da Ásia no livro de Apocalipse.

Observação – o nome de Jeová já havia sido anunciado entre as nações antes dos apóstolos.

Prof. Ademil-20/06/2009

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Olimpia, São Paulo, Brazil
Nasc em Olimpia/SP, Professor de Matematica,Pós Graduado em Matemática, Pedagogia,dezenas de curso educacionais,porem,Amor, bondade, humildade são minhas virtudes, as quais eu louvo ao Senhor que me fez seguidor e praticante do Evangelho de Jesus Cristo há 41 anos, casado, 59 anos,