quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Estudos Biblicos para diversar idaes


01“A Bíblia, a Palavra de Deus”

Texto Áureo: “Porque a profecia nunca foi produzida por vontade dos homens, mas os homens da parte de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo” (II Pedro 1:21).

Por muitos anos a Bíblia foi conhecida como o Livro. Ela é o livro mais vendido hoje em dia. Vendem-se milhões de Bíblia por ano.

Por que a Bíblia é tão conhecida e procurada? Porque ela é a história de Deus, contada por ele mesmo.

A Bíblia nos fala de Deus desde o primeiro até o último versículo.
Gênesis 1:1 diz: No principio criou ____________.
Apocalipse 22:21 A graça de nosso Senhor _________.

Deus criou o homem e queria que ele vivesse na sua presença. Mas o homem se afastou de Deus. Deus precisava falar com o homem, que andava tão longe dele. Deus usou, então, os profetas. Eram homens que ouviam a sua voz e a transmitiam ao povo.

Deus, então, inspirou homens e fez com que eles gravassem a sua Palavra. Eles recebiam a mensagem de deus e escreviam inspirados pelo..... Veja o texto áureo e responda:
Os escritores da Bíblia escreveram inspirados pelo
______________ ___________


Os livros da Bíblia foram colecionados por várias pessoas. Os judeus guardaram todos os escritos até o ano quatrocentos antes de Cristo. Colecionaram então os 39 livros que compõem o VELHO TESTAMENTO.
Depois de Jesus, 27 livros foram escritos e receberam o nome de NOVO TESTAMENTO.
O Velho Testamento, portanto, foi escrito antes de Jesus. O Novo, depois. A mensagem do primeiro diz: Jesus Virá! A do segundo diz: Jesus já veio!
Os cristãos uniram os livros do Velho Testamento com os do Novo Testamento, 66 livros ao todo, e fizeram o livro que conhecemos e tanto amamos – a Bíblia.
A história de como a Bíblia chegou até nós é longa. Moisés, Samuel, Davi, Salomão e alguns outros escreveram. Esdras, o sacerdote-escriba, trabalhou na conservação da mesma. E muitos outros sentiram o valor da Palavra de Deus, e mesmo em perigo de vida, trabalharam para que a Bíblia fosse preservada.

A Bíblia não teve sempre a forma que tem hoje, de um só volume. O escritor dos primeiros livros da Bíblia, Moisés, recebeu no alto do monte Sinai, os Dez mandamentos. As leis do Senhor foram escritas em duas pedras.

Os outros escritores usaram papiros e pergaminhos para escrever. O pergaminho ou o papiro era enrolado em forma de rolo. Mais ou menos 40 pessoas receberam ordem de Deus para escrever. Algumas dessas pessoas eram fazendeiros, pastores, profetas, reis, etc.

A Bíblia em rolo foi a que Jesus conheceu. Era apenas o Velho Testamento. Não estava organizada na ordem como a temos hoje. Para que toda a Bíblia fosse escrita decorreram cerca de 1600 anos.

Em 1448 Gutemberg, um alemão, descobriu a forma de fazer livros impressos. O primeiro livro a tomar forma do livro que hoje conhecemos, foi a nossa querida Bíblia. Como era difícil obter uma bíblia no principio! Mais tarde, porem, surgiram diversas sociedades bíblicas com único propósito: colocar a Bíblia ao alcance de todos.
A palavra de Deus, portanto, foi gravada em tabuas de pedras, madeira, papiro e pergaminho. A proporção que novas técnicas da arte de escrever iam surgindo, novas copias iam sendo feitas, e guardadas com cuidado e reverencia. Ate que a invenção da imprensa facilitou a reprodução e disseminação da palavra de Deus.
Os anos passaram e a bíblia permaneceu. E seu propósito é muito especial. Complete o versículo para saber:
“.... estes, porém, estão escritos para que creiais que Jesus é o Cristo, o Filho de Deus, e para que, crendo, tenhais ________ em seu nome” (João 20:31).


Eis por que a Bíblia é um livro diferente dos outros. É a única revelação escrita de Deus aos homens, para que, através da obediência à sua palavra, os homens encontrem a vida eterna, com Deus.

Professor: Ademil Antonio Brunholi – Outubro/2003


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Olimpia, São Paulo, Brazil
Nasc em Olimpia/SP, Professor de Matematica,Pós Graduado em Matemática, Pedagogia,dezenas de curso educacionais,porem,Amor, bondade, humildade são minhas virtudes, as quais eu louvo ao Senhor que me fez seguidor e praticante do Evangelho de Jesus Cristo há 41 anos, casado, 59 anos,